- Cronologia CânonCronologia - FilmesEpisódio IV - Uma Nova EsperançaFilmes

Cronologia | Episódio IV: Uma Nova Esperança (Filmes)

Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante….

Poster do filme

Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (Star Wars, originalmente) faz parte da franquia de ficção científica Star Wars e foi o primeiro filme da série a ser lançado, em 1977, mas o quarto, na ordem cronológica. É protagonizado por Mark Hamill (que interpreta o herói Luke Skywalker), Harrison Ford (Han Solo), Alec Guinness (Obi-Wan Kenobi) e Carrie Fisher (Princesa Leia Organa).

Foi a maior bilheteria daquele ano, arrecadando 775.398.007 dólares. A produção, que possui a 56ª maior bilheteria da história, Quando ajustado para a inflação, é a segunda maior bilheteria do cinema nos EUA e Canadá, e é a terceira maior bilheteria no mundo a partir de 2013. Entre os muitos prêmios que o filme recebeu, ganhou dez nomeações ao Oscar, vencendo seis; as indicações incluíram Melhor Ator Coadjuvante para Alec Guinness, Melhor Roteiro original e Melhor Filme.

A história do Episódio IV se passa 19 anos, após os eventos ocorridos em Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith, depois da queda da República Galáctica e o extermínio dos Jedi, o filme acompanha a jornada de Luke Skywalquer, que compra dois droides, C-3PO e R2-D2, que este tenha informações da Leia Organa, que recebe esta mensagem destinada a Obi-Wan Kenobi e Luke se lembra de Ben Kenobi, um ermitão que vive nas montanhas.

O filme é classificado como um dos melhores filmes de ficção científica já feito, e um dos melhores filmes da história, é considerado por críticos como o marco de início da “Era dos Blockbusters” (em que ocinema hollywoodiano passaria a cada vez mais a se voltar aos efeitos visuais, às grandes campanhas de marketing, aomerchandising, entre outras características).

O filme foi preservado no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso no primeiro ano que era elegível por ser “culturalmente e historicamente significante”. É considero pelo American Film Institute (Instituto de Filme Americano) um dos 100 maiores filmes do cinema americano.

A produção é considerada por muitos críticos como o marco de início da “era Blockbuster” (em que o cinema hollywoodiano passaria a cada vez mais se voltar aos efeitos visuais, às grandes campanhas de marketing, ao merchandising, entre outras características)

O subtitulo “Uma Nova Esperança” não constava originalmente (George Lucas nem acreditava que continuaria a história), o subtitulo foi acrescentado em 1981, depois do lançamento de do episódio seguinte, O Império Contra-Ataca. George Lucas tem relançado o filme com mudanças significativas, na edição de especial de 1997, no lançamento em DVD de 2004 e no lançamento emBlu-Ray de 2011.

Essas versões contêm cenas modificadas, diálogo alterado, sequências re-editadas, trilhas sonoras remixadas e cenas acrescentadas, gerando controvérsia pela deturpação da obra original.

Ficha Técnica

– Atribuição
Diretor(es): George Lucas
Produtor(es):

Roteirista(s): George Lucas
Estrelando:

– Informações de Produção
Distribuidora: 20th Century Fox
Lançado em:

Tempo de filme: 128 min.

Orçamento: $11.000.000

– Cronologia
Linha do Tempo: 0 ABY
Era: Era da Rebelião
Precedido por: Episódio III: A Vingança dos Sith
Seguido por: Episódio V: O Império Contra-Ataca

Texto Inicial

Episódio IV

Uma Nova Esperança

É um período de guerra civil. Partindo de uma base secreta, naves rebeldes atacam e conquistam sua primeira vitória contra o perverso Império Galáctico.

Durante a batalha, espiões rebeldes conseguem roubar os planos secretos da arma decisiva do Império, a ESTRELA DA MORTE, uma estação espacial blindada com poder suficiente para destruir um planeta inteiro.

Perseguida pelos sinistros agentes do Império, a princesa Leia, apressa-se em voltar para casa a bordo de sua nave estelar, protegendo os planos roubados que podem salvar seu povo e restaurar a liberdade na galáxia….

Resumo

A hora mais desesperada da Galáxia

Princesa Leia Organa é capturada pelo Império Galáctico.

Dezenove anos após os eventos de Vingança dos Sith, o Império Galáctico sob a liderança de Imperador Palpatine controla a Galáxia com força. O Império não funciona sem sua resistência, de qualquer forma. O Tantive IV está carregando uma informação preciosa, vital para a Aliança Rebelde. Mas Darth Vader, Lorde Negro dos Sith e seu mestre suspeitavam há um bom tempo das suas lealdades, e sua nave é interceptada por seu Destróier Estelar classe Imperial, o Devastator, e é invadido pelos stormtroopers de Vader. Antes de sua captura, Leia coloca informações vitais na base de dados de R2-D2. R2-D2 e C-3PO escapam em um pod de emergência, e caem no planeta remoto e deserto de Tatooine. R2-D2 e C-3PO são “recuperados” por Jawas após terem sido separados.

O Destino de Luke

Luke Skywalker recebe de Obi-Wan Kenobi o sabre de luz deseu pai.

Os droides são comprados pelo fazendeiro de umidade Owen Lars e seu sobrinho, Luke Skywalker. R2-D2 escapa da casa de Lars na procura de um Obi-Wan Kenobi, quem o droide dizia ser o proprietário. Luke e C-3PO acham R2 no dia seguinte um pouco antes de serem atacados pelo Povo da Areia. Luke e seus droides são salvos por Obi-Wan Kenobi ou, como Luke o conhece, Ben Kenobi. Obi-Wan leva Luke para sua casa.

Luke recebe o sabre de luz de seu pai, com Obi-Wan relembrando sua antiga amizade com o pai de Luke. Luke fica sabendo que um lorde Sith chamado Darth Vader traiu e matou seu pai. Após descobrir a mensagem de Princesa Leia carregada por R2-D2, Obi-Wan tenta convencer Luke a acompanhá-lo à Alderaan, mas Luke se recusa a ir até descobrir que seu tio e tia foram mortos brutalmente por stormtroopers enquanto procuravam pelos droides. Luke, Obi-Wan, e os dois droides viajam até Mos Eisley para achar passagem para Alderaan, o planeta natal de Princesa Leia.

Por 17.000 créditos, o contrabandista Han Solo e seu co-piloto Chewbacca concordaram em levar os quatro para Alderaan a bordo de sua nave, a Millennium Falcon. Após pequenas brigas com o Império e Jabba o Hutt, a Falcon escapa do Bloqueio Imperial em Mos Eisley e Han coloca o curso para Alderaan.

Resgate da Princesa

No lugar de Alderaan, eles encontram o que parece ser um campo de asteróides. O planeta foi destruído pela Estrela da Morte, sob as ordens de Grande Moff Tarkin, para dar um exemplo de poder do Império. A Millennium Falcon é puxado pela Estrela da Morte pelo forte raio trator.

De compartimentos escondidos para contrabando, a tripulação da Millennium Falcon armou uma armadilha para dois stormtroopers. Com Han e Luke disfarçados como dois stormtroopers, o grupo começa a planejar um modo de escapar. Obi-Wan Kenobi se separa do grupo para desativar o raio trator, deixando os outros sozinhos. Como estava conectado à Rede Imperial, R2-D2 descobre

Os heróis na Millennium Falcon.

Princesa Leia está a bordo da estação. Luke convence Han e Chewbacca para resgatar a princesa com a promessa de uma recompensa grande. Han e Chewie relutantemente concordam. Luke planeja marchar até o Bloco de Detenção AA 23, dizendo que Chewie é parte de uma transferência de prisioneiros. C-3PO e R2-D2 são instruídos para ficarem onde estão, e o trio vai para a tentativa de resgate. Os planos de Luke funcionam perfeitamente até que eles conseguem chegar à cela da Princesa. Infelizmente, ninguém pensou no plano de fuga, e Leia faz um buraco no chão e pula, enquanto Han e Luke seguravam o esquadrão de stormtroopers. Chewie, Luke e Han todos pularam com a princesa no buraco.

Infelizmente, eles foram parar em um compactador de lixo que também era a casa de um dianoga. Após caírem, a criatura puxa Luke para a água, mas ela solta Luke e corre com medo quando os Imperiais percebem para onde os heróis foram eles ativam o compactador. Enquanto as paredes vão fechando no quarteto, Luke chama C-3PO desesperadamente em seu comlink pedindo para desativar o compactador. R2-D2 consegue desativá-lo bem na hora, mas, devido aos gritos de alegria que C-3PO ouve no comlink, C-3PO por um momento se convence que seu mestre e amigos foram esmagados.

Após escaparem do compactador de lixo, o grupo corre para a Millennium Falcon, esperando que Obi-Wan tenha conseguido desativado o raio trator. Eles encontram stormtroopers no caminho para a nave.

Sacrifício e vitória

“Se você me matar, eu irei me tornar mais poderoso do que você possa imaginar.”

Obi-Wan, por outro lado, estava destinado a se encontrar com Darth Vader. Obi-Wan batalha com seu ex-Padawan, mas dessa vez Obi-Wan se sacrifica (na verdade, foi revelado depois que Obi-Wan não deixou Vader o matar, mas ao invés, se juntou à Força antes de ser morto) com Luke assistindo. Horrorizado e enraivado, Luke dá seus últimos tiros nos stormtroopers e volta para a Millennium Falcon.

Após lutar com um esquadrão de Caças TIE, o Millennium Falcon se encontra com a Aliança Rebelde em Yavin 4, e a informação em R2-D2 é dada. General Dodonna planeja o ataque na Estrela da Morte, um ataque tão audacioso que recebeu reação não entusiástica, notavelmente de Wedge Antilles. Para a maior tristeza de Luke, Han vai embora após receber sua recompensa.

A força Rebelde começa seu ataque na Estrela da Morte, enquanto a estação espacial se aproximava mais da base Rebelde em Yavin 4. As últimas naves Rebeldes entram na trincheira para acertar o alvo que destruirá a Estrela da Morte. Um deles é pilotado por Biggs Darklighter, um dos amigos de Luke que é morto por Vader pelo final do ataque. A maioria das naves Rebeldes são destruídas, exceto o X-wing de Luke Skywalker. Um pouco antes que Darth Vader pudesse destruir Luke de seu Caça TIE Avançado pessoal, Han volta na Millennium Falcon e sai abrindo caminho entre os caças Imperiais. Luke atira dois torpedos próton na porta de escapamento, e a Estrela da Morte é destruída.

As naves restantes (as de Wedge, Luke, Han, e Keyan Farlander, um piloto de Y-wing) retornam para Yavin 4 e uma celebração de vitória começa, com medalhas para os heróis, Han Solo e Luke Skywalker.

Elenco


Crítica da Sociedade Jedi

Leia nossa critica sobre Episódio IV: Uma Nova Esperança – AQUI

Star Wars Wikia 

Veja o Artigo base sobre Episódio IV: Uma Nova Esperança na Star Wars Wikia brasileira – AQUI