ArtigosRogue One: Uma História Star WarsSpoilers

Darth Vader retorna à saga de forma grandiosa em Rogue One

Vimos em A Vingança dos Sith que o Jedi Anakin Skywalker sucumbiu ao lado sombrio da Força e que se tornou Darth Vader devido às terríveis cicatrizes adquiridas na batalha em Mustafar contra seu antigo mentor, Obi Wan-Kenobi. O artigo possui Spoilers de Rogue One.

Muita gente ficou frustrada com o final de Episódio III, pois queriam ver Vader em ação.

Mas depois de 11 anos isso pôde ser visto em Rogue One. O Lorde Sith está no auge de suas habilidades do lado sombrio na época do filme. Vader passa terror e temor não só para seus inimigos da rebelião, mas também dentro do Império. Krennic sabe disso.

Na primeira cena do vilão vimos que ele possui uma fortaleza em Mustafar, o lugar em que Anakin se transformou em Vader. Creio que ele escolheu esse lugar como lar (foi onde perdeu quase tudo, esposa e seu vigor físico) para aumentar ainda mais seu ódio e assim elevar mais ainda seu poder no lado sombrio.

Ele escolheu esse lugar como lar para canalizar seu ódio lembrando de tudo que perdeu em Mustafar: esposa , corpo e amigos. O ódio aumenta os poderes do lado sombrio da Força. Talvez também tenha sido uma ideia do Imperador dele viver e treinar em Mustafar.

Nesse planeta vimos a cara de medo do Imperial Krennic, em sua audiência com Vader, e também vimos ele levar o famoso enforcamento da Força, marca do vilão, devido às suas ambições por hierarquias elevadas dentro do Império.

Nas últimas cenas do filme vimos Darth Vader em ação, em uma cena onde mostra porque é o maior vilão da saga, matando vários Rebeldes sem compaixão. Vimos também poderes novos do Sith, como sugar a energia do tiro de laser e devolvê-la. E também foi algo novo ver Vader usar várias habilidades ao mesmo tempo, ataques e defesas com o sabre de luz, rebatendo e devolvendo tiros, enforcamentos e controle sobre objetos inanimados e seres vivos com a telecinesia da Força. Mesmo sendo uma grande cena de ação que a gente nunca tinha visto antes (só nos quadrinhos e games), não ficou apelativa. Percebe-se que a mobilidade meia lenta do Sith, devido às limitações do seu corpo, é a mesma vista nos filmes clássicos.

Darth Vader teve pouco tempo de tela em Rogue One, mas foi memorável. A produção do filme está de parabéns por ter respeitado o passado e a originalidade do vilão. Além de ter trazido de volta o ator que fez sua voz marcante nos filmes originais: James Earl Jones.