Rogue One: Uma História Star WarsSpoilers

Jyn Erso, o símbolo Rebelde

Rogue One trouxe novos personagens marcantes para a saga; um deles é Jyn Erso.  *Contém Spoilers de Rogue One*

O diretor Gareth Edwards disse que diferente de Luke, que vivia tranquilamente com uma família no campo e tinha o sonho de participar da guerra, Jyn Erso é o oposto.Ela cresceu na guerra e sonha com a tranquilidade de um lar.

Felicity Jones foi escalada para dar vida a personagem e consegue se sair muito bem nesse objetivo.

A atriz, de 33 anos, começou a atuar aos 11 anos. Seus primeiros trabalhos foram na televisão. Estreou no cinema em 2008 com o filme “Flashbacks of a fool” (Reflexos da Inocência). Porém é em 2014 que sua carreira decolou após sua aparição no blockbuster “Amazing Spider Man 2″ e na sua participação no premiado “A teoria de Tudo” , pelo qual a atriz recebeu uma indicação ao Oscar. Jones é considerada uma atriz bem madura e com os pés no chão. É bem reclusa e avessas as badalações na qual , normalmente, a fama proporciona.

Jyn, filha de Galen e Lira, sempre teve uma vida conturbada devido ao trabalho de seu pai, um cientista do Império.

Galen Erso largou suas pesquisas com o regime Imperial e foi viver tranqüilamente com sua filha e sua esposa no planeta Lah’mu. Mas a ambição do Diretor Krennic, um Imperial e ex amigo de Galen, estragou a sua vida tranquila no pacifico planeta. Krennic estava disposto a levar o pai de Jyn para que ele completasse a Estrela da Morte. No confronto Lyra Erso é morta e Galen é levado, com a promessa de Krennic que o Império encontraria Jyn e a deixaria segura, mas isso não aconteceu. A garota se escondeu depois que o Império levou seu pai e matou sua mãe. Saw Gerrera, um antigo aliado dos Erso, resgatou a jovem e a treinou nas artes da guerrilha. A garota passou a usar outras identidades para esconder a verdade de sua família e também do Império.

Nos eventos do filme, Jyn está com 21 anos de idade, ela é resgatada pela Aliança Rebelde em uma prisão Imperial, por sua ligação com seu pai, Galen Erso. Os Rebeldes descobriram a arma mortal do Império é pretendem matar Galen para impedir a conclusão da arma.

Jyn acaba conhecendo Cassian Andor, um Rebelde, mas desconhece de início sua real intenção de matar Galen a mando da Aliança. Jyn em Yavin IV é incentivada por Mon Mothma, líder da Aliança, a buscar notícias sobre seu pai em Jedha. Na cidade sagrada a heroína acaba esbarrando em Chirrut, um crente dá Força que acaba sentindo essa energia ao seu redor. Vemos em Jedha a primeira cena de ação dessa garota que derrota vários imperiais com suas habilidades de guerrilha.

Jyn reencontra seu antigo tutor Saw Gerrera e ele revela uma mensagem de seu pai. A heroína fica emocionada ao ver seu pai via holograma.Há muito tempo não tinha notícias dele e pensava que ele era um traidor. Galen revela a Jyn que sabotou a Estrela da Morte ,e os planos de como destruí-la estão em uma base em Scarif. Nesse momento Jedha acaba recebendo um ataque direto da arma mortal, Saw Gerrera decidi ficar é morrer, antes incentiva Jyn a libertar a galáxia.

Com ajuda de um ex piloto imperial, nossa heroína acaba reencontrando seu pai, mas antes descobre a verdadeira intenção de Cassian em assassinar Galen, o que a deixa bem decepcionada.Porém o Rebelde se disse arrependido e não completa a missão. Jyn reencontra seu pai já no leito de morte e ele a anima a continuar a lutar.

De volta a base da Aliança, a heroína revela a informação de seu pai sobre os planos para destruir a Estrela da Morte. Mesmo com um grande discurso, mas sem prova física sobre as declarações de Galen Erso, os Rebeldes vetam a missão proposta pela Erso de irem a Scarif em busca dos planos da Estrela da Morte.

Cassian e os outros integrantes que Jyn conheceu durante sua viagem decidem ir até Scarif . A heroína então parte em uma nave Imperial roubada com um grupo pequeno de Rebeldes para a missão suicida. Quando os Imperiais pedem o código de acesso dá nave roubada, Jyn revela seu amuleto dá sorte, um cristal kyber dado por sua mãe. A Fé na força parece ter ajudado a equipe a conseguirem entrar em Scarif.

Antes de executarem o plano, Jyn dá um discurso incentivando os combatentes. Depois de procurarem por vários setores das instalações Imperiais a heroína acaba encontrando os planos. Em seu último esforço de enviar as coordenadas de seu pai para as naves da Aliança no espaço, Jyn reencontra-se com Krennic e revela a ele que é uma Erso. A jovem esta imbuída a destruir a Estrela da Morte, a arma que Krennic obrigou a seu pai a criar. O imperial ri da jovem e de seu desejo de destruir a superarma , ameaçando-a em seguida.Mas no último segundo é salva por Cassian, que salva sua amiga rebelde, e mata o vilão.

Tarkin decide destruir Scarif e dispara contra a base usando a Estrela da Morte, mas já era tarde, Jyn enviou os planos para os Rebeldes. Nossa heroína termina as bordas da praia, junto de Cassian, sabendo que irá morrer. Os dois se abraçam recebendo a onda de destruição da arma. Jyn morreu em paz, pois concretizou a vontade de seu pai.

Jyn Erso, apesar de ter sido morta no filme, nunca será esquecida pela causa Rebelde. E nem pelos fãs.