Missão: Rogue OneRogue One: Uma História Star Wars

Missão: Rogue One | Conheça Saw Gerrera

Estamos a poucos dias de Rogue One, então é uma boa hora para ler mais sobre os personagens do novo filme da saga para poder chegar no cinema sabendo de tudo.

Um dos personagens do filme é Saw Gerrera, um rebelde que usa táticas extremistas em sua luta contra o Império. O personagem foi inicialmente desenvolvido por George Lucas para a série de TV em live-actionStar Wars: Underworld, que nunca chegou a ser produzida.

Entretanto, George e Dave Filoni decidiram apresentar Saw antes do possível projeto. Então, o personagem apareceu pela primeira vez no universo Star Wars na série The Clone Wars, durante o arco de Onderon (Episódios 02-05) da quinta temporada.

Forest Whitaker
Saw Gerrera na quinta temporada de The Clone Wars

Neste arco, Saw luta junto com outras pessoas, incluindo sua irmã, Steela, para libertar seu planeta das garras dos Separatistas. Para poder ter mais vantagem, eles pedem ajuda ao Conselho Jedi, que envia Anakin, Obi-Wan, Ahsoka e Rex para treiná-los.

Sua veia extremista pode ser vista em alguns momentos, como por exemplo quando ele demonstra que poderia lutar mesmo que pessoas inocentes morram, já que é uma guerra.

Ao fim do último episódio do arco, sua irmã morre. Saw se culpa por isso, já que, de certa forma, a situação que ocasionou a morte dela foi causada por ele.

Após The Clone Wars, já que a série Underworld nunca foi produzida, Saw não teve muito foco, embora tenha ganhado algumas citações em Rebels e Bloodline.

O Agente Kallus citou Gerrera enquanto descrevia a Zeb sua primeira missão como comandante. Saw contratou um mercenário Lasat e lutou contra o pelotão Imperial quando este foi enviado a Onderon para “levar paz”.

Durante a Era do Império, Saw formou um grupo chamado de Guerrilheiros, que se tornou uma das muitas células que formaram a Aliança Rebelde. Como dito anteriormente, as táticas usadas por ele eram consideradas extremistas. No livro Bloodline, escrito por Claudia Gray, ele é chamado de terrorista por um senador.

Forest Whitaker
Forest Whitaker interpreta o personagem em Rogue One

Depois de ser apenas citado em algumas mídias, foi anunciado neste ano que o personagem de Forest Whitaker é Saw Gerrera, sendo assim o primeiro personagem a sair das novas animações para os filmes.

Com a aproximação da chegada de Rogue One, foi lançado o livro Catalyst, que serve de prelúdio ao filme. Saw aparece em alguns capítulos finais do livro, e lá é revelada sua conexão com a família Erso.

Foi ele quem levou a família Erso para o planeta Lah’mu, onde ficaram escondido durante anos até serem encontrados pelo Diretor Krennic. Saw entrega a Lyra, mãe de Jyn, um cartão para poderem contatá-lo quando precisarem de ajuda. E esse deve ser como Jyn consegue escapar de Krennic e seus Deathtroopers. Mas isso deve ser mostrado no filme, então aguardemos!

Rogue One: Uma História Star Wars estreia dia 15 de Dezembro aqui no Brasil. Gareth Edwards dirige o roteiro escrito por Garry Whitta, Chris Waltz e Tony Gilroy. Os ingressos para o filme já estão à venda.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.