EntrevistaRogue One: Uma História Star WarsSociedade Jedi

Supervisor de efeitos visuais comenta as modificações na armadura de Darth Vader

Darth Vader é um dos personagens mais icônicos do cinema. Mesmo que alguém não saiba quase nada sobre Star Wars, é difícil não reconhecer Vader sua emblemática respiração mecânica. Então, ao trazê-lo de volta às telonas pela primeira vez de maneira significativa desde o início dos anos 80 (fora sua pequena participação em “A Vingança dos Sith”), a pressão em cima de John Knoll, produtor executivo e supervisor de efeitos visuais, certamente foi intensa.

Os fãs mais atentos devem ter percebido as modificações na armadura de Darth Vader entre os Episódios IV e V.  Houve mudanças óbvias como as lentes nos orifícios oculares do capacete, suas luvas, até mesmo a simetrida máscara e alguns outros menos notáveis, que apenas uma análise aprofundada pode revelar. Quando chegou a hora de introduzi-lo  em “Rogue One”, o mais importante era dar ao personagem uma aparência familiar ao Episódio IV, obviamente.

“Isso é um pouco híbrido”, disse Knoll sobre a aparência de Darth Vader no filme. “Se você tiver como referência ‘Uma Nova Esperança’, especialmente naquela cena do corredor branco no início, você pode ver todas essas manchas e todas essas impressões digitais lá porque foi moldado a partir de uma escultura de barro. Então, quando o vemos em ‘O Império Contra-Ataca”, fizeram um novo modelo, que era completamente polido, suave, brilhante e perfeito. E a placa em seu peito é diferente em cada filme. Em “Rogue One”, nós combinamos a placa do IV e do V, por exemplo”

Embora não seja oficial, Knoll até sugeriu uma história por trás das modificações desses acessórios no decorrer dos filmes. “Eu acho que ele tem mais de uma versão dessas roupas, uma para cada ocasião… A razão pela qual a armadura parece um pouco desgastada em “Uma Nova Esperança” é que ele não iria usar sua “armadura mais atraente” na batalha, ele vai usar a mais tática e ágil”, disse Knoll com um sorriso.

Fonte: Comic Book

 

Allan Torres

Carioca, nerd, futuro jornalista e cineasta. Viciado em cultura pop e, principalmente, em Star Wars, que me conquistou em 2000, quando assisti o Episódio V, aos 7 anos. Avante, jedi.