Você Sabia?

Você Sabia? | Pôr do sol de Tatooine seria ainda mais interessante se fosse real

Se você perguntar pra 10 fãs de Star Wars qual a cena mais bonita da saga, pelo menos dois vão dizer que é a Binary Sunset, uma cena icônica onde Luke Skywalker fica parado pensando na vida e admirando o pôr dos dois sóis de Tatooine. Mas e se existisse realmente, como seria? O pessoal do canal Nerdist comprovou cientificamente que o pôr-do-sol do planeta dos Skywalker seria ainda mais interessante.

Astrônomos descobriram nas últimas décadas que várias estrelas que vemos no céu na verdade são múltiplos sistemas estelares, e que é possível sim que hajam planetas que orbitam dois ou até mais sóis. Com isso, podemos dizer que Tatooine é um planeta circumbinário, ou seja, um planeta que orbita dois sóis que estão no centro do sistema e que orbitam a si mesmos. Ficou complicado? Veja o esqueminha:

capturar1

Assim, mesmo que a gente não saiba quantas horas Tatooine leva pra girar no seu eixo, orbitar os dois sóis, ou até mesmo quanto tempo leva para os dois sóis orbitarem a si mesmos, podemos ter uma ideia do que aconteceria nessa cena clássica. E cada pôr dos sóis seria diferente a cada dia, podendo até mesmo ter um eclipse estelar entre os dois sóis! Olha só como ficaria:

image

Mas isso é só o começo, já que em Uma Nova Esperança os sóis tem relativamente o mesmo tamanho e são do mesmo tamanho que o sol, e Tatooine tem a mesma distância dos sóis que a Terra. Mas numa galáxia muito, muito distante tudo pode acontecer, não é? Então vamos pensar: E se um sol de Tatooine fosse maior que o outro? Provavelmente o novo pôr dos sóis ficaria assim:

capturar

E se os dois sóis orbitassem entre si em elipse? Provavelmente um dos pôr dos sóis seria assim:

E o que é mais interessante ainda: Temos uma Tatooine na nossa galáxia! Isso mesmo que você leu, em 2011 a NASA descobriu que existe realmente um sistema de dois sóis na Via Láctea chamado Kepler-16!

kepler-16b

Então, se daqui a 300 anos, nossos tatatatatatatatatatataranetos ainda conservarem o legado de Star Wars vivo, e se puderem viajar pra esse planeta, talvez eles vejam um pôr do sol como o de Tatooine de verdade!

Gostou? Se quiser ver com mais detalhes como seria o pôr do sol de Tatooine, veja o vídeo abaixo (em inglês):

Fonte: Nerdist (YouTube)