Arquivos JediLegends

Arquivos Jedi | O caminho da Força na Nova Ordem Jedi

Material do Universo Expandido Legends.

Eu não acredito que a formação de um verdadeiro Jedi vem de ouvir palestras. Quero ensiná-los a aprender com a ação, como fazer as coisas, e não apenas pensar sobre eles. Não há nenhuma tentativa. ” – LUKE SKYWALKER

Na Nova Ordem Jedi, a ênfase foi colocada na aprendizagem através da experiência. Enquanto aulas formais foram realizadas, os alunos também foram convidados para estabelecer os seus próprios programas de treinamento, desenvolvendo as suas próprias abordagens individuais na Força.

Inicialmente, nem todos os alunos ficaram satisfeitos com esse modelo, mais notavelmente Corran Horn que eventualmente deixou a Ordem (apenas para retornar algum tempo depois).

Luke Skywalker supervisionou o ensino, mas também delegou responsabilidades docentes para os alunos chamados Jedi Instrutores que estavam especificamente qualificados em determinadas áreas.

Assim, por exemplo Kam Solusar era o mais apto a instruir seus colegas em combate de sabre de luz nos primeiros dias da Nova Ordem Jedi, enquanto Corran Horn, que costumava ser um aplicador da lei com CorSec, ensinou combate desarmado e auto-defesa. Tionne Solusar se especializou na tradição Jedi e transmitir seus conhecimentos para seus colegas.

Com o tempo foram o suficiente qualificados Cavaleiros Jedi  e alguns Mestres Jedi, na Nova Ordem Jedi para iniciar a aproximação do modelo Mestre-Padawan da Antiga Ordem Jedi.

No entanto, uma vez que ainda eram apenas alguns membros da Nova Ordem, os Mestres Jedi poderiam ter vários alunos. Em conformidade com o princípio “aprendendo por fazer”, estudantes padawans acompanhavam seus Mestres em missões para ganhar experiência e que, às vezes, seriam enviados em missões por conta própria.

Um estudante que beneficiou particularmente muito com este modelo, foi Jaden Korr, que foi aprendiz de Kyle Katarn. Outro aluno de Katarn, Rosh Penin também desempenho e se desenvolveu, no entanto estava descontente com este modelo, e reclamou do sistema de aprendizagem, pois acreditou que seus talentos não foram reconhecidos, pois acreditou que o Mestre Katarn o impedia.

Korr se desenvolveu e se tornou um dos cavaleiros mais experientes da Nova Ordem Jedi, enquanto Penin virou-se para o lado sombrio, mas acabou por ser resgatado, tendo aprendido uma lição sobre paciência.

Os ensinamentos da Nova Ordem Jedi foram diferentes dos ensinamentos da Antiga Ordem Jedi, e estavam mais próximos aos praticados pelos Jedi antes da Grande Guerra Sith.

Os Jedi foram autorizados a se casar e terem uma família, e cada Mestre Jedi poderia treinar vários aprendizes. Também, os Jedi foram autorizados a utilizar armas convencionais e armaduras, além de seus sabres de luz, além do uso das vestes Jedi.

Durante muito tempo, a Ordem também foi controlando muito menos centralmente, com cada Jedi sendo dado muito mais liberdade e responsabilidade pessoal.