ArtigosFilmesRebelsSpinoffs

Artigo | A dificuldade de vermos Obi-Wan x Maul em um filme de Kenobi

Já foi há muito tempo divulgado que, além da nova trilogia, teríamos filmes derivados de Star Wars a cada dois anos.

O primeiro deles, Rogue One: Uma História Star Wars, chega aos cinemas em dezembro. O segundo será um filme focado em Han Solo, cujas filmagens devem iniciar no início do ano que vem.

Já o terceiro é ainda um mistério. Caso vocês não recordem, o diretor Josh Trank (Poder Sem Limites, Quarteto Fantástico) foi  contratado para dirigir um filme da franquia,  mas deixou o projeto, provavelmente após ter sido noticiada a bagunça que havia sido a produção do reboot da equipe de super heróis da Marvel.

O filme provavelmente foi adiado para a terceira data, que é 2020. Diversos rumores apontavam para um possível filme do Boba Fett. Já grande parte dos fãs gostaria de um filme da Velha República.

Quadro de Old Wounds
Quadro de Old Wounds

Mas talvez a unanimidade entre os fãs para ganhar um filme solo seja o Obi-Wan Kenobi e o próprio ator, Ewan McGregor, já se demonstrou totalmente interessado em interpretar o personagem mais uma vez.

O filme,  claro, se passaria entre os Episódios III e IV, no exílio do Mestre Jedi durante o domínio do Império.

Mas quem seria o vilão? Darth Maul (ou apenas Maul, ex-Darth), é claro! Afinal, o personagem retornou à saga após ter sido revelado vivo em The Clone Wars e agora perambula pela galáxia atormentando a vida dos protagonistas de Star Wars Rebels. E no segundo episódio da terceira temporada, o ex-aprendiz de Palpatine descobriu que “ele está vivo”.

Seu final perfeito seria num filme contra o Obi-Wan, em que o Jedi o derrotaria de uma vez por todas.

Ou não?

Devemos deixar de lado nossa vontade de ver esse duelo para ver o quão difícil seria fazer isso acontecer.

p64
Darth Maul retorna na quarta temporada de The Clone Wars

O primeiro ponto é: grande parte dos fãs não acompanha as séries animadas. Então,  para estes e para aqueles que assistem filmes casualmente e apenas sabem uma coisa ou outra dos sete filmes anteriores, o personagem teria morrido em A Ameaça Fantasma.  Isso leva ao…

Segundo ponto: O roteiro poderia se tornar um bagunça.

Sim! Apenas imaginem a quantidade de informação que seria preciso ser explicada. São tantos dados que mal podemos enumerar:

1- Maul não morreu. Apenas foi cortado no meio, depois levado a um mundo lixão, onde recebeu uma prótese parecida com uma aranha e foi “cuidado” por um ser parecido com uma cobra e chamado Morley. Então, seu irmão, Savage Opress, o leva a Dathomir, seu planeta natal para ser tratado por sua mãe, que é uma bruxa que faz feitiçarias loucas com a Força. Ela consegue recuperar a sanidade do filho, enquanto implanta novas pernas mecânicas nele. Em seguida, Maul e Savage seguem em busca de vingança contra Kenobi, mas acaba sendo derrotado pelo Jedi e Asajj Ventress. Daí, ele contrata piratas, blá blá blá, Savage mata Adi Gallia, etc e tal.

2- Quem foi Mãe Talzin. Foi ela quem recuperou o filho e o ajudou a começara a sua caçada por vingança, além de ser uma pessoa importante para Maul.

3- Quem foi Satine Kryze. Bem, não sei se esse é tão necessário, mas um dos golpes mais duros em Obi-Wan foi a morte da Duquesa Satine, a única mulher que ele amou.

4- Como ele descobriu que Obi-Wan estava vivo e em Tatooine? Bem, no segundo episódio de Rebels, Maul tem acesso a essa resposta, mas de qualquer jeito teria que ser explicado no filme.

p63
Maul e Obi-Wan duelam em The Clone Wars

Esse rebanho de informações poderia tornar o filme chato e maçante, além de poder contradizer outros materiais canônicos e isso é algo que a Lucasfilm definitivamente não deseja fazer. O filme teria aproximadamente 2 horas e 10 minutos, baseando-se nos filmes anteriores, e teria que gastar muito desse tempo explicando todas essas informações sobre as animações, hqs, e livros.

Filmes que precisam explicar muita coisa não funcionam bem e tivemos exemplos recentes em Hollywood, como Batman vs Superman e Vingadores: A Era de Ultron.

Alguns podem até pensar: “Ah, mas não precisa explicar isso!”, mas imaginem a confusão de quem não assiste às séries animadas, “Mas pera aí, esse chifrudo não morreu no primeiro filme?”. Ou até dizer que é obrigação assistir e ter que acompanhar todos os livros, séries e HQs lançadas, mas não é!

Por isso eu cheguei à conclusão que seria muito difícil vermos o duelo final entre Obi-Wan e Maul. Mas isso não quer dizer que seja impossível, é claro. A missão dos roteiristas, produtores e diretores é de fazer um filme coeso, divertido e que, principalmente,  funcione.

Eu acredito ser mais possível vermos o duelo ainda em Rebels, talvez no final da primeira metade da temporada ou na season finale.

Meu objetivo nesse post não foi  tentar tirar sua esperança ou qualquer coisa do tipo, apenas mostrar o quão difícil seria esse filme com o ex-Lorde Sith de vilão. Eu ainda prefiro um filme do Obi-Wan do que um do Han Solo ou do Boba Fett.

Mas e você, o que pensa a respeito?

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.