Bizarrices do UECuriosidadesEpisódio IV - Uma Nova EsperançaLegends

Bizarrices do UE :S | R5-D4: Skippy, o droide… Jedi????

skippytjd
Capa

Olar, sejam bem-vindos ao terceiro capítulo de nossa série sobre as bizarrices do Universo Expandido de Star Wars. Nas duas primeiras semanas nós abordamos Thrawn e A Estrela da Cristal. Hoje, vamos falar sobre R5-D4. Se lembram dele?

É aquele droide vermelho e branco que o Tio Owen e Luke compram na visita dos Jawas à fazenda Lars, mas ele tem um curto e acaba sendo preterido pelo R2-D2 (ufa!). Todos acreditavam que ele estava velho e sem manutenção há muito tempo… mas não era bem assim. Acontece que, no antigo Universo Expandido, esse droide possuía um poder especial e absurdo.

p60
R5-D4 a caminho de seu sacrifício

Skippy the Jedi Droid é uma história em quadrinhos de oito páginas da Star Wars Tales #1, escrita por Peter David. Ela se passa pouco antes do Episódio IV e lá é revelado que R5-D4 é um droide que pode usar a Força, a qual ele usa para evitar que seus drinks caiam enquanto ele serve no Palácio de Jabba (o quê?). Tudo bem, vamos resumir essa pequena HQ:

A história começa com Obi-Wan Kenobi deixando uma cantina, sentindo a Força em alguém, mas ele não conseguia identificar em quem era. O que ele não sabia era que no Palácio de Jabba, um droide astromecânico servia bebidas quando foi empurrado por Boba Fett, derramando um dos copos de sua bandeja, porém, R5-D4 consegue salvar o copo de cair do chão… usando sua mente para virar a bebida para cima e servi-la a Jabba; ninguém notou isso porque aconteceu muito rápido.

r5-d4
Skippy

Um dia o vermelhinho se cansou dessa vida e usou a Força para se libertar e vagar pelo deserto de Tatooine até os Jawas resgatá-los, porque aparentemente você não pode andar alguns metros por Tatooine sem ser sequestrado pelos Jawas ou atacado pelo Povo da Areia.  Então ele tem visões sobre Darth Vader e Princesa Leia e conhece R2-D2 e C-3PO. Mais tarde, o transporte para e todos os droides são alinhados para que seus possíveis compradores os escolham. Skippy imediatamente sentiu a Força em Luke e persuadiu Owen a comprá-lo.

Quando Luke e Owen o compram, como visto no filme, R5-D4 percebe que se Luke não ter R2, a Rebelião irá falhar, Princesa Leia será morta, e basicamente toda a galáxia estaria ferrada. Então ele se explode e usa a força para fazer C-3Po mandar Luke escolher R2 no lugar da unidade que falhou (QUÊ?).

O fim do pobre droide aconteceu com sua destruição pelos stormtroopers que procuravam R2-D2. Ele morreu sem que todos soubessem que ele havia salvado a galáxia.

Fonte: io9, Wookieepedia

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.