Canoniza, Disney!Curiosidades

Canoniza, Disney! | 11-4D, o companheiro de Darth Plagueis

Cá estamos nós no terceiro episódio da nossa série “Canoniza, Disney!”, que mostra personagens, planetas, eventos, e elementos do Legends que foram trazidos ao cânon. Na primeira semana, trouxemos o Grão Almirante Thrawn, na segunda foi a vez dos 100 anos de Escuridão, e agora, 11-4D, o droide companheiro de Darth Plagueis.

O Lorde Sith, mestre de Palpatine, ganhou um livro em 2012, escrito pelo grande escritor James Luceno. O incrível livro, intitulado Darth Plagueis, e que foi lançado recentemente aqui no Brasil pela Aleph, mostrou o personagem desde a sua infância até sua morte pelas mãos traiçoeiras de Palpatine.

Após um incidente tenebroso em Bal’demnic, onde ele e seu mestre, Darth Tenebrous, estavam inspecionando uma caverna de cortosis que acabou desmoronando, e onde Plagueis aproveitou para matar o Sith, o Munn tinha que sair daquele planeta. Para isso, entrou de penetra numa nave. Coitados dos passageiros.

Quando a equipe da nave conversou com ele, ele disse que gostaria de manter segredo e queria que eles o levassem a Muunilinst sem fazer estardalhaço. Após a tripulação da Woebegone ter conversado, eles decidiram sair do hiperespaço e alertar as autoridades. Plagueis matou Ellin Lah, a capitã da nave, com seu sabre de luz, e então foi atrás dos outros integrantes da equipe.

O único sobrevivente foi o droide médico 11-4D (cuja pronúncia em inglês é OneOne-FourDee, ou 4D, ou também FourDee). Desse momento em adiante, 11-4D ajudou seu novo mestre com o trabalho Sith, incluindo a procura de Plagueis pela imortalidade. O droide ajudou o Muun a rastrear três novos sensitivos da Força.

O droide permaneceu como ajudante até a Morte de Plagueis, quando ele ganhou um novo dono: Palpatine.

Em uma sessão de perguntas no Facebook, Luceno comentou que 11-4D estava presente quando foi implantada a armadura em Anakin Skywalker e ele se tornou Darth Vader. Entretanto, isso nunca tinha sido confirmado como cânon.

O robô foi trazido ao cânon no livro Tarkin, adivinhem por quem ele foi escrito? Isso mesmo, James Luceno. O autor canonizou o fato de 11-4D ter sido de Darth Plagueis e ter sido herdado por Palpatine.

Um pequeno personagem, mas que pertenceu a dois grandes Lordes Sith.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.