CuriosidadesOutras

Forma III: Soresu | O estilo de luta de Obi-Wan Kenobi

Soresu foi a terceira das sete formas de combate com o sabre de luz. Também conhecida como Forma da Resiliência ou Forma de Mynock, Soresu era o estilo definitivo de defesa. Os usuários dessa forma são considerados impenetráveis a qualquer forma de ataque.

Esse estilo requeria muita concentração de seu adepto, pois ele entrava na mente de seu adversário com o objetivo de antecipar suas intenções e com isso prever seus golpes para anulá-los rapidamente. Para dominar essa técnica precisava-se de muito treinamento e sensibilidade à Força.

Obi wan kenobi vs Grievous

A Forma III utilizava movimentos curtos e eficientes, não deixava áreas expostas como observadas em outras técnicas. Ela era o estilo ideal para interceptar blasters. Quando armas laser se tornaram as armas mais comuns nas mãos de malfeitores, os Jedi desenvolveram novas maneiras de se defenderem, uma delas, era pela Soresu. Esta forma se tornou uma expressão refinada da filosofia Jedi da não-agressão.

Acredita-se que um verdadeiro Mestre na utilização da Forma III era um praticante invencível. Mas, como um efeito colateral, essa forma não era muito eficiente para o ataque.

Um adepto da Soresu geralmente alcança a vitória em um combate onde o adversário fica exausto após uma série de ataques e termina por desistir dos mesmos, pois a defesa desse estilo é praticamente impenetrável.

Obi-Wan era um adepto desse estilo de combate.

Fonte: WikiaStarWars