ArtigosCrônicas do VosGames

Games | Dois jogos desconhecidos de Star Wars que quase saíram

É engraçado como, com os anos, descobrimos segredos de Star Wars que estavam escondidos nos mais diversos níveis. E para entender do que eu estou falando vamos voltar um pouco no tempo, na época de ouro do Gamecube. A Lucasarts e a Factor 5 tinham os jogos Star Wars: Rogue Squadron II Rogue Squadron III entre os melhores jogos do console. E não só isso, esses jogos estão entre os preferidos dos fãs de Star Wars, e pode me incluir nessa lista, eles facilmente ganham como melhores jogos da franquia. E é engraçado descobrir agora, na geração Playstation 4 e Xbox One, que esses não eram os únicos jogos de Star Wars que a Factor 5 tentou emplacar.

Agora, via o canal Did You Know Gaming?, o mais novo episódio da série Unseen64 revelou que a Factor 5 queria fazer um jogo chamado Star Wars: Dark Squadron, onde iríamos controlar o Império na tentativa de esmagar Luke e a Aliança Rebelde. O vídeo vai atrás das origens deste projeto para os níveis secretos de Rogue Squadron II, no qual a gente podia controlar Darth Vader, impedir a destruição da Estrela da Morte e eliminar os Rebeldes em Yavin IV depois.

Pare um tempinho para ver, vale a pena:

O mais engraçado é que esse Dark Squadron parece ser um projeto interessante, mas foi colocado de lado pela Lucasarts em favor de outro projeto, que também não viu a luz do dia. Neste outro, teríamos o Chewbacca como estrela do jogo, pagando de caçador de recompensas. O jogo iria se passar depois dos eventos de A Vingança dos Sith, mas acabou tomando um não do próprio George Lucas.

Acho que a parte mais frustrante no vídeo é saber que eles fizeram uma versão remasterizada de Rogue Squadron para Nintendo Wii, e com a adição de luta de sabre de luz e sequências com corridas de speeder que não estavam nos jogos originais. Entretanto, a Lucasarts pegou o jogo pronto e engavetou por causa de brigas legais com a Factor 5, que são mostradas no vídeo, não vou citar cada uma delas, isso é sempre um assunto chato. O triste aqui é saber que o jogo foi engavetado, mesmo estando pronto.

A única coisa a dizer de jogos como  Dark Squadron, Chewbacca, ou até mesmo saudoso Star Wars 1313, é que nunca viram a luz do dia e pararam em estágios diferentes de desenvolvimento, mas continuam na gaveta como ideias a revisitar.  Parece um baita desperdício ter uma versão remasterizada de Rogue Squadron trancada, que já poderia ser saído a pelo menos uns 10 anos. Ainda que fosse agora, eu continuaria querendo jogar esse clássico.

E você, amigo e leitor aqui do Sociedade Jedi, que jogos das antigas gostaria de ter a chance de jogar novamente? Vamos lá, use a Força, e liberte seus comentários.