ArtigosInterpretaçõesSaga

VII | A trilha sonora foi boa, mas faltou algo…

Em primeiro lugar não sou músico e nem crítico de cinema, só sou um fã apaixonado pela saga, principalmente, pela música. Minha opinião é apenas pessoal e apaixonada, se você não concorda, legal, esse post é apenas um artigo pessoal.

A magia de suas músicas

LSO1

Considero John Williams a alma de Star Wars. A música é uma forma de arte, como acreditava o filósofo Hegel, a capacidade de materializar sentimentos consiste a arte, e a música é uma forma dela. Williams fez isso com a saga, colocou um poderoso sentimento material com suas músicas nos filmes. Vejam o que Steven Spielberg disse sobre o poder místico do musico:

”Sem John Williams, bicicletas não voam e nem vassouras em partidas de Quadribol, nem homens em capas vermelhas. Não há nenhuma Força, os dinossauros não andam na terra. Nós não perguntamos, não choramos, não acreditamos.”

Mestre Lucas em um discurso que deu recentemente declarou que o músico fez de seus filmes obras de artes:

”Star Wars foi concebido para ser uma simples viagem de heróis, uma fantasia para os jovens. Mas, então, a música de John fez o filme ser uma obra de arte que iria resistir ao teste do tempo.”

Acho que sou um apaixonado por todas as músicas de Williams, mas algumas são especiais: a emocionante “The Throne Room/End Title” e a energética e explosiva “Duel of the Fates”. Ambas trilhas, desde a clássica até as prequels são ótimas.

A atuação do mestre em VII

jonh williams

Primeiramente, eu gostei da trilha sonora de O Despertar da Força, acho que ela dá emoção ao filme igual as outras, mas não senti nenhuma marcante como as das prequels, por exemplo. As que eu mais gostei foram a do ”The Jedi Steps and Finales” e a ”Música da Rey”. Mas ao meu ver, a trilha de Episódio VII é a mais fraca de todos os filmes. Quando eu saí do cinema, senti logo de cara a falta de um tema marcante e depois de ver outras vezes comprovei que realmente senti que esse filme é o mais fraco no quesito trilha sonora.

Eu acho que a direção de J.J Abrams influenciou em muito no resultado da trilha, talvez ele não tenha dado liberdade a Williams na criação das músicas. Também não sei se Lucas dava liberdade à essa lenda musical, mas acredito que sim, além do mais George é muito criativo, creio que até mais que J.J. Acho que eles ficaram em cima do muro e achei a trilha de VII uma mistura com os temas já visto antes com roupagem nova.

O futuro de Williams em Star Wars

johnwilx2

Já sabemos que Episódio VIII será mais ousado. Parece que nessa sequência sairá uma verdadeira trilha sonora marcante, do mesmo nível de “A Marcha Imperial” e “Duel of the Fates”, pois, são nos filmes mais dramáticos e explosivos que as músicas tendem a ser inesquecíveis, e este filme será. Isso se dá pela grande carga emotiva que essas cenas contêm. Exemplo: Battle of Heroes.

John Williams está praticamente confirmado para o oitavo capítulo da saga. Tenho certeza que novamente o veremos em seu auge. Esse ano ainda veremos Rogue One, o primeiro filme de Star Wars sem a música do mestre, vamos torcer pra que eles consigam dar sentimento ao filme como Williams.

Deixe sua opinião nos comentários, no site, fã página e no fórum da Sociedade Jedi, se você gostou da música de O Despertar da Força e qual  a sua preferida de toda a saga. Acho que a minha é a “Duel of the Fates”.

Para quem ainda não conhece essa lenda, segue esse vídeo: