ArtigosEspeculaçõesRumoresSpoilers

Artigos | Primogenitura Skywalker – A motivação de Ben Solo

É uma especulação sobre se é essa a principal motivação do vilão. Sabemos que Kylo é Ben Solo, filho de Leia e Han Solo, e neto de Anakin Skywalker, Darth Vader. A especulação contém spoilers do Guia Visual de “O Despertar da Força” e “Bloodlines”.

há muito tempo

Anakin, o salvador da Galáxia

anakin

Acreditava-se que Anakin Skywalker era o escolhido, um ser enviado pela Força para trazer equilíbrio à Galáxia. Anakin, no fundo, acreditava que um bom governo seria aquele governado por um ser sábio e poderoso, ele via a democracia como um governo fraco. Ele revelou esse pensamento a Padmé, talvez Palpatine influenciou o jovem Skywalker a ter essa visão radical. Creio que, no fundo, Vader sempre quis passar a perna no Imperador, e via como seu o direito de governar a galáxia, por ter nascido da Força, O Escolhido. Isso fica claro quando ele chama Luke para juntar-se a ele e governar a galáxia. Mas no final, Anakin derrota o Imperador e retorna para a luz, influenciado pelo amor de seu filho Luke. Em seus últimos momentos de vida ele revela a Luke que ele estava a certo a seu respeito, que ainda havia bondade nele.

A fraqueza de Vader

star-wars6-movie-screencaps.com-13883

Para Kylo Ren,  Vader só teve uma fraqueza em vida, ter retornado para a luz por amor, a famosa tentação da luz. Claro que tudo isso foi plantado na mente do Joven Ben por Snoke através dos anos que ele o manipulou. Han Solo tentou usar seu amor de pai para tentar resgatar seu filho, mas Ben, com sua moralidade distorcida pelo lado sombrio, não queria cometer o mesmo erro de seu avô e acabou cometendo um crime bárbaro.

Direito à Primogenitura Skywalker

No Guia Visual de “O despertar da Força” é revelado que Kylo Ren acredita que o direito a primogenitura de Vader, poder dos Skywalker, é dele, por ele ser um dos seres mais poderosos da galáxia. É seu direito governar os seres mais fracos, pensamento idêntico de Vader quando ele pertencia ao Império.

Leia escondeu a informação de Ben, que ele era neto de Anakin, talvez por medo. Snoke deve ter se aproveitado dessa falta de confiança de Leia e conta a verdade a Ben. O Líder da Primeira Ordem deve ter seduzido e incentivado o jovem Ben a assumir o desejo antigo de seu Avô Vader, governar a Galáxia.

A ignorância da massa

Ben deve ter presenciado a humilhação que sua mãe passou com a Nova República quando um Senador rival revelou para a galáxia que ela e Luke são filhos de Darth Vader (Livro Bloodlines). Leia, que deu sua vida para que a galáxia voltasse a ter um governo democrático, é desprezada agora por grande parte desse novo governo. A Nova República via Vader como um mal, Ben manipulado por Snoke via seu Avô como um ídolo e que só suas antigas motivações (direito do ser sábio e poderoso governar os mais fracos) poderiam trazer paz à galáxia e equilíbrio a Força. Resumindo, o sábio que deve governar a massa e não o povo, como na Democracia.

Sentimento de negação familiar: Tomando para si o direito a primogenitura Skywalker

sw-force-awakens-movie-screencaps.com-12813

A ignorância da massa em ver os Skywalker como um mal e o desprezo de sua mãe e seu tio pela herança Skywalker (herança má) deve ter sido o estopim para Ben Solo abraçar o lado sombrio da Força e ansiar pela destruição da Nova República.

Veja mais: Bloodline: mais sobre o passado de Leia, Luke e Ben Solo

Vejamos o que significa o termo primogenitura no Wikipedia:

”É a tradição comum de herança de toda a riqueza, estado ou função dos pais pelo primeiro filho; ou, na falta de uma criança, por parentes próximos, de forma a manter o status da linhagem familiar.”

Para Kylo Ren, o direito à primogenitura Skywalker deveria ser de seu tio Luke (só abraça o lado da luz) e sua mãe, mas como os dois negam essa linhagem, pois para Kylo os Skywalker não devem temer o Lado Sombrio da Força, como Darth Vader fez antes de retorna para luz. Kylo vê Luke e todos os outros que apoiam a Nova República como fracos.

Para ficar claro o meu ponto de vista: Herança Skywalker para Luke: ser um Jedi como seu pai Anakin foi antes dele, caiu para o lado sombrio, mas retornou para luz; herança Skywalker para Kylo Ren: usar o poder do Lado Sombrio como seu avô Vader usou, para governar os seres mais fracos e trazer paz a galáxia, não cair na tentação da luz tal como Anakin.

Veja mais: Especulação: A Redenção de Ben Solo

Por fim, Kylo toma para si, influenciado por Snoke, o direito a primogenitura Skywalker, já que Luke e Leia negam isso. Ele fará de tudo para o sistema Imperialista voltar a governar a galáxia. Mas será que no final Ben mudará de ideia igual seu avô Anakin?