Episódio VII - O Despertar da ForçaEpisódio VIII - Os Últimos JediEspeculações

Qual o nível de Poder de Luke Skywalker?

Todos os fãs devem estar curiosos para saber até que nível de poder da Força Luke evoluiu com o passar de todos esses anos até chegar aos eventos de “O Despertar da Força”. O artigo contém spoilers da HQ Shattered Empire, do livro Bloodline e rumores do “Episódio VIII”.

starwars3-movie-screencaps.com-1

Os Skywalker possuem uma grande sensibilidade

Luke é filho de Anakin Skywalker, o ser que nasceu com uma sensibilidade na Força (Midi-Chlorians) mais poderosa da história. Sabemos que a herança genética da Força é passada para os filhos, portanto, Luke deve ter a mesma quantidade de Midi-Chlorians que seu pai.

Veja mais: Afinal, o que são as midi-chlorians?

Há varias citações na Trilogia Clássica, entre Darth Vader e do Imperador, dizendo que Luke é tão poderoso quanto Anakin Skywalker. Obi-Wan e Yoda sabiam disso, e viam Luke e Leia como as únicas esperanças para salvar a galáxia do Império. Leia também deve ter o mesmo nível de sensibilidade na Força. Exemplos no cânon: Leia sentiu que Luke precisa de ajuda quando ele perdeu a Luta contra Vader em Bespin, e também em outra ocasião, a filha de Anakin sabia que Luke estava vivo depois da destruição da Segunda Estrela da Morte. Mais recente na HQ Shattered Empire, Leia vai visitar Naboo, quando ela caminha pelo hangar da cidade de Theed e passa por uma porta, ela congela, seu radar na Força (sensibilidade) detecta as impressões de Darth Maul, que há muito tempo passou por ali.

star-wars-shattered-empire-3-leia-force-155555

Um ser com grande sensibilidade será poderoso?

Leia nunca praticou seu dom na Força, como os jedi e sith fazem, por isso suas habilidades ficam limitadas as que não precisam de práticas, como premonições e sensações (quando ela sentiu a morte de Han Solo). Outro exemplo de um ser com grande sensibilidade na Força é Rey. Na cena do castelo de Maz, quando ela toca no sabre Skywalker é inundada por visões da Força. A família de Rey possivelmente também tem grande sensibilidade, mas seus pais ainda não foram revelados.

Veja mais: A ligação de Rey com os Skywalker

Ter grande sensibilidade na Força (Midi-Chlorians), não quer dizer que um ser será poderoso, é preciso que se pratique esse dom. Anakin antes de se transformar em Darth Vader treinou bastante sua sensibilidade, por uns 15 anos, e ele já estava quase no mesmo nível de uso na Força que membros do Conselho Jedi. Na tragédia de Mustafar, Vader perdeu muita da sua sensibilidade na Força, mas sua entrega ao lado sombrio ainda  o deixou poderoso.

starwars3-movie-screencaps.com-15252

Qual o nível de poder de Luke?

Agora, Luke parece ter sido o Skywalker que mais treinou, que mais desenvolveu o dom da Força dessa família. Anakin, como dito antes, ficou muito debilitado quando tornou-se Vader, e Kylo Ren ainda é muito novo. Ficamos sabendo no livro Bloodline que desde a morte do Imperador, Luke dedica seu tempo para estudar os Jedi, viajando pela galáxia atrás de artefatos da Força, isso é a prova que ele sempre esteve ativo até “Episódio VII”.

Veja mais: Bloodline: mais sobre o passado de Leia, Luke e Ben Solo

Havia vários rumores antes de “O Despertar da Força” estrear de que Luke tinha se tornado o sensitivo mais poderoso que a galáxia já teve (imagine o nível de poder de Anakin se ele tivesse treinado por todos esses anos igual seu filho e não ter sido mutilado). Havia um rumor de que Luke podia destruir até montanhas – isso já soa um tanto exagerado.

Agora, surgiu um novo rumor do “Luke Overpower”, dizendo que ele, em uma cena em Ahch-To, desintegra uma cabana de pedra depois que Kylo Ren diz algo que o desagrada. Em um outro rumor, Luke iria mostrar suas habilidades contra os Cavaleiros de Ren. Muitos não sabem, mas esse poder existe no Legends, se chama Force Blast, explosão da Força. O que é mais legal é que nesse novo cânon eles estão usando muitos poderes que existiam no universo expandido, exemplo é um que Kylo Ren usou contra Rey, na floresta de Takodama, o Force Stun, esse poder faz o alvo ficar paralisado. Há uma promessa, de um rumor dessa semana, de Luke mostrar suas habilidades contra os Cavaleiros de Ren no oitavo capítulo da saga.

sw-force-awakens-movie-screencaps.com-9093

Veja mais: Rumor | Cavaleiros de Ren Vs Luke Skywalker

Portanto acredito que Luke, no momento, é o ser mais poderoso da Galáxia, e ele tem consciência disso, capaz de realizar façanhas com a Força nunca vista antes. Talvez a traição de seu sobrinho pode ter manchando o lado luminoso de Luke e sua estadia em Ahc-To é para acalmar seu espírito. Luke deve ter a consciência de que, se ele cair  para Lado sombrio, será um grande perigo para a galáxia, até mesmo mais que A Primeira Ordem. Talvez Snoke esteja no mesmo nível de Luke, mas não sabemos ainda.

luke