LivrosResenha | Livros

Resenha | Herdeiro do Jedi – Primeiros passos

Com o novo “Story Group” da Lucasfilm estabelecido, e a transformação de todo o antigo cânone de Star Wars em Legends, os fãs ficaram sabendo muito pouco sobre os três anos que se passam entre os episódios IV e V de Star Wars.

Nós voltamos a fazer perguntas como: “de que forma a rebelião chegou a Hoth?” “Como Luke adquiriu seus poderes da força utilizados para sair das garras do Wampa?”

Herdeiro dos Jedi tenta responder pelo menos a segunda das perguntas feitas acima.

Se tivéssemos que definir o livro de Kevin Earne em uma frase, com certeza seria a frase de Ben Kenobi na sala de estar do cargueiro Corelliano YT-1300:

“Esses são seus primeiros passos para um mundo maior.”

Herdeiro dos Jedi  é um dos mais consagrados livros do novo cânone de Star wars. Ele narra as aventuras do jovem Luke Skywalker em uma missão para a rebelião. O ainda Padawan está acompanhado da rebelde Nakari Kelen que é a dona da nave em que toda a aventura se passa.

O livro de Kevin faz o básico, nos dá uma boa história com bons personagens. Não se atém a floreios, o que é bom se tratando de Star Wars. O novel não é o melhor livro que você vai ler sobre a saga, mas também não é o pior.

Em poucas vezes tivemos a “moral” de entrar na mente de Luke, porém, no livro temos a narrativa toda se passando pela visão do protagonista. Earne faz muito bem isso, ele consegue entregar toda a inocência, bravura, juventude e bondade que o Herdeiro dos Jedi possui.

Porém, o melhor do livro não é Luke. O melhor é Nakari. A mulher dá um brilho a mais para o livro. Ela é bem construída e faz uma EXCELENTE dupla com Luke.

Nakari tem personalidade forte e é uma excelente personagem, ela conquista o leitor logo nas primeiras páginas do livro. Kelen é um bom contra-ponto para Luke, enquanto ele é inocente, ela é sarcástica e cheia de si.

O livro não se prende a apenas uma aventura, ele conta pelo menos 3, que no final irão compor uma grande “saga”. Isso é muito legal! Na linda arte de  capa da Editora Aleph vemos retratado apenas a segunda aventura do livro.

Ter várias arcos de história é algo muito interessante, mas também é algo ruim em alguns momentos. Tudo que se passa entre as aventuras é meio entediante, porém necessário.  É como estar em uma montanha russa, existem altos e baixos! Mas vale a pena passar pelas partes baixas para chegar ao topo.

Se no Episódio IV vemos Luke ter seus primeiros passos, em Herdeiro dos Jedi vemos o menino ter seus primeiros passos sozinho. Observamos uma boa evolução na forma como o personagem lida com a força.

No livro ele realiza o quão grande é esse poder, ele consegue diferenciar o lado negro do da luz e até mover seus primeiros objetos.

É muito bom estar na mente do personagem, nos amamos Luke e é sempre bom acompanha-lo na jornada para se tornar um Jedi, como seu pai.