Curiosidades

Forma V: Shien/Djem So | o estilo de luta de Anakin

Shien/Djem So – Conhecida como Caminho do Dragão Krayt ou Forma da Perseverança. Criada por praticantes da Forma III, que notaram que suas técnicas defensivas os faziam perder tempo esperando uma brecha para poderem atacar. A Forma V é caracterizada por poderosos ataques e defesa e suas técnicas de contra ataques.

História

Foi desenvolvida por adeptos da Forma III Soresu que sentia que a forma inclinada defensivamente estenderia um tempo desnecessário em um combate forçando seus usuários a esperar por uma oportunidade para golpear, em lugar de criar as próprias aberturas.

A Shien, considerada a clássica Forma V, é qualificada a bloquear tiros de blaster, considerando que Djem So, desenvolvida depois, foi projetada para combate de sabre. Shien e Djem So foram projetadas para usar o ataque do oponente contra ele.

Descrição

A forma V foi criada através de mestres em Forma III que preferiram um estilo mais ofensivo. Evoluiu em um estilo aceito combinando as manobras defensivas da Forma III com a filosofia mais agressiva e táticas da Forma II. Também a Forma V requereu um nível mais alto de força física que as outras formas. A forma foi desenvolvida ao lado da Forma IV quando os Jedi crescentemente foram chamados para manter a paz ativamente na galáxia. Alguns Jedi, experimentaram a Forma V. Outros, como instrutor de artes de sabre de luz, Cin Drallig era mais cauteloso com essa Forma.  A Forma V teve duas variações distintas: Shien e Djem So.

Shien

Essa Forma era conhecida como a Forma de Perseverança. Shien foi descrita como sendo adaptada a lidar com tiros de blaster de ataques inimigos sem comprometer a habilidade para lançar contra ataques poderosos, entretanto era menos efetivo contra um único oponente. Shien foi conhecido por ter existido pelo menos já na era da Guerra Civil Jedi.

Djem So

Djem So foi uma criação de um grupo de mestres de Forma III que sentiam que Soresu era muito passivo. Utilizando uma combinação de movimentos, o Djem So teve uma própria fundação em termos de defesa e contra ataques, ambos percorridos no combate. Enquanto um usuário de Soresu fica na defensiva, somente contra atacando quando necessário ou quando há uma abertura na defesa do oponente, um adepto de Djem So não era quase tão medido. Imediatamente depois de defender de um ataque, o usuário de Djem So segue com um ataque próprio, trazendo a força do oponente contra ele e buscando dominar o duelo. O usuário de Djem So usa muito foco, usa ataques largos se defendendo em seguida. Um dos movimentos característicos de Djem So era um com duas mãos segurando o sabre acima da cabeça, golpeando para baixo do oponente.

anakin vs dooku

Anakin Skywalker, inicialmente empregou a Shien no duelo contra Dookan em Geonosis, pela qual foi derrotado. Ao longo das Guerras Clônicas, ele estudou a variante de Shien, Djem So. Os muitos compromissos das Guerras Clônicas, afiou suas habilidades nesse estilo. Na nave Mão Invisível, ele enganou Dookan com um Shien que abre posição e acrobacias de Ataru, mas durante o duelo, ele utilizou o Djem So. Usando a forma V, Anakin empurrou Dookan com poderosos golpes de Djem So utilizando sua raiva e seu ódio, até que o desarmou, vencendo o combate. Quando Anakin se tornou Darth Vader ele continuou a usar uma variante da Forma V.

anakin vs dooku

Fonte: StarWarsWikia