CânonCuriosidadesQuadrinhosVocê Sabia?

Você Sabia? | Naboo quase foi destruído pelo Império após a Batalha de Endor

Império Despedaçado (Shattered Empire) foi uma minissérie que foi lançada no ano passado e teve a missão de mostrar os momentos depois da destruição da segunda Estrela da Morte e a maior derrota do Império, sofrida em Endor. Contém alguns spoilers!

Na segunda edição, foi nos revelado que Palpatine utilizava droides holográficos para dar ordens aos seus comandados após sua morte. Ele ordenou ao Capitão Lerr Duvat que executasse a Operação Incinerar em Naboo.

A Operação Incinerar foi um plano de contingência emitido postumamente pelo Imperador Sheev Palpatine após a derrota em Endor. O objetivo era destruir o planeta natal de Palpatine, Naboo, usando uma matriz de perturbação climática, assim como ataques em pelo menos outra dúzia de planetas, como Burnin Konn, Candovant, Abednedo e Commenor.

 “Por ordens do Imperador… Naboo deve ser limpado.”

— Capitão Lerr Duvatt, para o Tenente Gulin.

Na superfície do planeta, as tempestrades causaram um apagão em todo o planeta e todos os sensores orbitais foram danificados pela Tormenta, a nave comandada por Duvat. Leia Organa e Shara Bey, a mãe de Poe Dameron, em nome da Aliança Rebelde e Nova República, estavam presentes no Palácio Real de Theed discutindo uma aliança com a Rainha Sosha Soruna, e o apagão interrompeu as negociações. Quando as tempestades pioraram, Naboo estava sujeito a inundações, incêndios, tempestades de raios, levando Theed a ser evacuada.

Operação Cinder2
Arte por Marco Checchetto

Durante a evacuação, Leia, Shara e a Rainha Soruna usaram Caças Estelares N-1 datados da Batalha de Naboo, que ocorreu 36 anos antes. Enquanto a rainha destruía os satélites na órbita do planeta, Leia e Bey lutavam contra Tie Fighters, até que General Lando Calrissian chegou com um cruzador Calamari e vários caças. A frota da Nova República rapidamente destruiu todas as forças Imperiais restantes.

Após isso, Naboo permaneceu sob proteção da recém-formada Nova República. Nas semanas posteriores ao aniversário de um ano da Batalha de Endor, o planeta foi protegido mais três vezes de ataques Imperiais durante os cercos de Naboo.

Fonte: Wookieepedia


Gostou da informação? Então não deixe de conferir os outros “Você Sabia?”

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.