CânonCuriosidadesThe Clone WarsVocê Sabia?

Você Sabia? | A Força possui dois aspectos: a Força Viva e a Força Cósmica

Em Uma Nova Esperança, fomos apresentados à Força, um campo de energia que conectava todos os seres vivos da galáxia O poder da Força poderia ser usado por pessoas que eram sensitivas a ela, através das midi-chlorians. A Força tinha vários nomes diferentes. Os Lasats, por exemplo, costumavam chamá-la de Ashla, e a descrevia como “o espírito da Galáxia.”

Porém, a Força possui dois aspectos bastante interessantes que vieram a ser explorados mais no decorrer das décadas, principalmente em The Clone Wars: A Força Viva e a Força Cósmica.

A Força Viva era alimentada por todas as coisas vivas e era distinta da Força Cósmica, é através dela que Jedi escolhidos podem se tornar Espíritos da Força. O Jedi Qui-Gon Jinn era um dos principais estudantes da Força Viva, e sempre explicava a importância dela a seu padawan Obi-Wan Kenobi.

“Toda energia da Força Viva, de todas as coisas que já viveram, alimenta a Força Cósmica, conectando tudo e se comunicando conosco através das midi-chlorians. Por causa disso, eu consigo falar contigo agora.”

— O espírito de Qui-Gon Jinn se comunicando com Yoda.

Já a Força Cósmica, como na citação de Qui-Gon, conecta tudo através da energia alimentada pela Força Viva. Yoda, falando com o espírito de Qui-Gon, aprendeu que este aspecto da Força possibilitava a eles comunicar através das midi-chlorians. Após a Guerra Civil Galáctica, a Força Cósmica ficou dormente e quieta para aqueles que a sentiam. Uma turbulência na Força Cósmica coincidiu com o despertar das habilidades latentes em indivíduos como a Rey.

Ambos os aspectos são mencionados por Qui-Gon no belíssimo episódio “Voices”, da sexta temporada de The Clone Wars. Vale a pena assistir, pois é um dos melhores episódios da série.

Fonte: Wookieepedia (Força Cósmica, Força Viva)


Gostou da informação? Então não deixe de conferir os outros “Você Sabia?”

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.