Legends

Quem era Sith’ari, o salvador dos Sith?

Sith’ari era um titulo que na antiga língua Sith significava Lorde ou Senhor, o primeiro a reivindicar o titulo foi o Rei Adas que uniu varias tribos de Korriban se tornando o primeiro líder dos Sith. Após a sua morte em 27’700ABY criou-se uma lenda e uma profecia em torno do termo.

A profecia diz:

“O Sith’ari ira ser livre de limites.

O Sith’ari ira conduzir os Sith e destruí-los

O Sith’ari vai elevar os Sith da morte e fazê-los mais forte do que antes.”

sithari

 

Por muito tempo especulou-se quem seria o detentor deste titulo. Ainda mais com o Livro dos Sith (2012) onde há varias referencias ao Sith’ari.

Nas notas do autor em seu blog, Daniel Wallace explica:

“p. 46: seção da Sorzus Syn termina com um resumo do Código Sith e uma menção a profecia do Sith’ari. Há um pouco de uma piada em todo o Livro dos Sith aonde cada escritor sucessivamente chega à conclusão de que ele ou ela pode ser o cumprimento da profecia do Sith’ari.”

Mas a questão já tinha sido resolvida 4 anos antes do lançamento do livro dos Sith. Com a The Complete Star Wars Encyclopedia (2008) onde na Pagina 155 do Volume 3 esta escrito:

“…Depois da morte de Adas nas mãos dos Rakatan, muitos pretendentes afirmaram ter o título de Sith’ari, mas nenhum foi capaz de restaurar os Sith ao poder até a descoberta de um homem chamado Dessel. Dessel foi treinado em Korriban durante os anos que antecederam a Batalha de Ruusan; ele se tornou Darth Bane, o homem que reinventou os Sith e estabeleceu a Regra de Dois “.
bane
Lembrando que todas as informações sobre o Sith’ari fazem parte da linha do tempo Legends.

O mais maravilhoso do Universo Expandido é que algumas duvidas e teorias que os fãs criam, às vezes são respondidas em um canto de alguma outra mídia. Essa é a grandiosidade desse universo.

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.