Crônicas do Vos

Algumas partes do Legends que deveriam continuar no Cânone

E para esta nova crônica, resolvi falar de um assunto que eu gosto bastante, o antigo Universo Expandido de Star Wars, que agora é Legends. Quem já foi nos antigos encontros do Conselho Jedi São Paulo, sabe que eu sempre fazia uma palestra sobre as obras do Legends, e tentava mostrar as pessoas que mesmo com o desafio de se ler em inglês, havia muita coisa ali que valia a pena. E agora temos dois cenários novos, as obras estão começando a chegar aqui em nossa língua, e também com o Episódio VII, várias obras acabaram por ser mudadas pelo conteúdo do filme. Mas ainda há coisas que poderiam ser aproveitadas, acho que ia ser muito legal.

E vale lembrar que algumas coisas permaneceram iguais: A República, Luke tentou restaurar a Ordem Jedi, Han e Leia casaram e tiveram um filho que foi pro Lado Negro, os fragmentos do Império continuaram a dar trabalho. Mas podíamos ter mais coisas, e tem muita coisa no Legends que ainda se encaixa e poderia servir de suporta para esses novos filmes.

Darth Plagueis por James Luceno

dovfs1rtag2fm4rfggyl

Existe um rumor, mais para teoria, de que o Líder Snoke seria na verdade Darth Plagueis, o Lorde Sith que treinou o Imperador Palpatine. E eu acho que maioria do pessoal começou com essa teoria por causa da capa do livro, que lembra muito as cenas com o Snoke no filme, e junto com o novelização que mostra que Snoke está ai por um bom tempo. Bom, é um teoria interessante. Mas vamos colocar aqui que ela não seja possível, e Snoke e Plagueis são pessoas diferentes, e neste caso, o livro do Luceno é um excelente pano de fundo para mostra de onde Palpatine veio.

Toda a parte multimídia de A Guerra dos Clones

ujf9rnfmya9benninxgl

Todo o material que saiu de Clone Wars, seja quadrinhos, seja livros, na época foram feitos com o pessoal bem próximo aos filmes, e contaram excelentes histórias. Livros como Shatterpoint de Matthew Stover até Hard Contact de Karen Traviss contribuíram para mostrar muito mais do que foi a Guerra dos Clones. Eles foram excluídos porque conflitavam com a série de desenho Clone Wars, mas tinham coisas que podiam ser ajeitadas para ficar.

Outra coisa triste é que muitos livros, quadrinhos, até mesmo jogos ajudaram a suportar vários outros personagens, foram da linha principal, e alguns desses personagens já apareceram em Clone Wars, ou seja, são canônicos. E para não cometer uma injustiça, apenas um livro ficou no canônico, Dark Disciple, de Christie Golden.

Razor’s Edge de Martha Wells e Honor Among Thieves de James S.A. Corey

k0ilrjdpdcfizasham34

Originalmente concebido para ser uma espécie de trilogia, mostrando aventuras dos principais personagens de Star Wars, apenas um dos livros, o Heir to the Jedi de Kevin Hearne (que vai ser lançado pela Aleph por aqui) continuou como canônico. Os outros dois livros por Wells e Corey são focados na Leia e Han respectivamente, se passando entre Uma Nova Esperança e O Império Contra Ataca.

É bem provável que não tenham conflitos com os novos filmes que vão sair, e são muito divertidos com aventuras de nossos heróis da trilogia clássica.

Sombras do Império de Steven Perry

rs8csqb0ps9c2jnl6aed

Quando a LucasFilm começou a trabalhar na Trilogia Prequela (ainda odeio falar esse nome, tem que ter um melhor), eles queriam testar primeiro como projetos multimídia poderiam funcionar. Então lançaram Sombras do Império, em videogame, um livro, action figures, quadrinhos e trilha sonora. Os livros se passam entre O Império Contra-Ataca e o Retorno de Jedi, e mostra a briga entre Darth Vader e o Principe Xizor, e mostra também Luke lidando com as coisas que descobriu.

E a história facilmente ficaria no Canônico, e ainda introduz vários novos personagens divertidos e interessantes.

Trégua em Bakura de Kathy Tyers

rdmzypla2ux8slmuopib

Seguindo o sucesso de Herdeiros do Império de Timothy Zahn (que tive o prazer de conhecer pessoalmente junto com o Conselho Jedi São Paulo), Kathy Tyers recebeu a missão de fazer uma continuação para O Retorno de Jedi. Trégua em Bakura (Truce at Bakura) começa logo após a batalha de Endor, onde nossos três heróis vão investigar um posto Imperial que está sob ataque de uma estranha espécie alienígena que usa energia vital para alimentar suas máquinas. É um livro muito interessante que mostra todo o estranho do Universo de Star Wars, algo bem na linha de Star Trek ou Doctor Who.

Esse livro na verdade caiu na linha do tempo pois o Marcas da Guerra (Aftermath) de Chuck Wending (que é canonico) se passa exatamente neste mesmo momento, mas como são histórias completamente diferentes, dava para encaixar sim.

X-Wing: Rogue Squadron de Michael A. Stackpole

fz6mbwodwtuflbjx5q0z

Aqui temos um terreno meio pantanoso para lidar, pois ainda não sabemos os detalhes de como a Nova República se estabeleceu e se tornou o governo legítimo.

Eu ainda acho que o Rogue Squadron vai se encaixar no novo canônico em algum ponto, ajudando a enfrentar o Império, uma batalha de cada vez. Os livros do Stackpole são muito divertidos, e pode se encaixar em algum lugar. Se não, bem que podiam fazer novas aventuras deste time fantástico.

The Courtship of Princess Leia de Dave Wolverton

dwe2ltl3zrbvzrhlceyj

Este é um livro estranho, pois ele tem pontos ruins e pontos bons. E como a gente viu em O Despertar da Força, Leia e Han tem seus problemas, e esse livro certamente mostra isso.

E o mais interessante deste livro é que vemos o Império se tornar algo bem parecido com a Primeira Ordem de O Despertar da Força. É como eu disse no último encontro do CJSP, eles beberam muito do UE para os filmes, e esse livro poderia servir para mostrar o rascunho inicial da Primeira Ordem.

A Trilogia de Thrawn de Timothy Zahn e a Trilogia Jedi Academy de Kevin J. Anderson

xmpvggc5swn6vixlw0o3

Esses livros são fantásticos, e justamente por não termos ainda muitos detalhes de O Despertar da Força. E novamente, como eu disse no encontro do fevereiro do Conselho Jedi São Paulo, tem muitas similaridades do filme com fatos do Universo Expandido ou Legends. Kylo Ren é na essência Jacen Solo, e não sabemos nada da Rey. Eu não acho que ela seja filha de Han e Leia, mas se eu estiver errado, esses livros começam a fazer mais sentido. Pois em ambos, Han e Leia são casados e tem gêmeos. Também temos aqui a semelhança com Luke criando sua Nova Ordem Jedi e ela foi destruída por um aluno que foi para o lado negro.

Claro que esses aqui são muito mais dificeis de encaixar, pois Han e Leia, até o momento, só tem um filho. E mesmo os caminhos do livro divergem um pouco do que acontece no filme.

Mas o mais interessante é ver que muita coisa que gostamos do Universo de Legends, chegou até o filme, de maneiras diferentes, mas chegou.