CuriosidadesSagaSériesThe Clone Wars

Conheça Star Wars: Detours, a série cancelada antes de seu lançamento!

Star Wars: Detours é uma série animada produzida por Seth Green, criador do Robot Chicken, que foi anunciada em 2012, durante a Star Wars Celebration, que aconteceu em Orlando, na Flórida.

Sua história começa em 2009, quando George Lucas anunciou que uma nova série animada de Star Wars estava em desenvolvimento, e no ano seguinte foi confirmado que seria uma comédia! Isso mesmo, teríamos uma série animada de comédia de Star Wars! A série teria escritores de várias outras séries famosas, como Os Simpsons, Uma Família da Pesada, Buffy, a Caça-Vampiros, Bob Esponja, Battlestar Galactica e The Daily Show. Não tinha como sair coisa ruim.

Com nenhum filme no horizonte, Lucas começou a desenvolver o que ele chamava de Star Wars: Squishies, nomeado assim devido ao velho princípio de animação “squash and stretch”. Procurando colaboradores, ele chamou Matt Senreich e Seth Green, que já tinham trabalhado com paródias de Star Wars em Robot Chicken, as quais Geroge Lucas gostava muito.

Detours01

Squishies eventualmente se tornou Detours, um desenho animado que casou a perspectiva ácida da cultura pop de Robot Chicken com um humor para todas as idades. Cada episódio consistia de três shorts de seis minutos que se passavam em três diferentes icônicos locais de Star Wars: a Estrela da Morte, Tatooine, e Coruscant. O conceito inicial era basicamente de um “Seinfeld no espaço” (uma das maiores séries de comédia da história), observando as vidas chatas de pessoas comuns vivendo na periferia do universo Star Wars, com Dex’s Diner, de Ataque dos Clones, servindo como a versão da galáxia de Monk’s Cafe, local muito visitado pelos personagens de Seinfeld.

Inicialmente, nenhum dos maiores personagens de Star Wars apareceriam no programa. Detours seria estrelado por novas criações (como um par de stormtroopers desajeitados, dublados por Donald Faison e Breckin Meyer) juntos com criações pouco vistas antes, como os caçadores de recompensa Bossk e Dengar. Mas os escritores acharam que amaram criar versões distorcidas de heróis e vilões famosos da franquia, e um por um eles foram sendo adicionados ao elenco de Detours. Até alguns atores da saga se juntaram à diversão, com Anthony Daniels (C-3PO), Ahmed Best (Jar Jar Binks), e o grande Billy Dee Williams (Lando Calrissian) retornando para dar voz aos seus velhos personagens.

Detours02

Em março de 2013, veio a notícia que abalou os fãs da série The Clone Wars (inclusive eu). O site oficial de Star Wars publicou um post chamado “Uma Nova Direção para a Lucasfilm Animation”, anunciando o fim da série animada The Clone Wars e adiando o lançamento de Detours até “uma data posterior.” E com isso, a série estava terminada antes de começar. Foi como se toda a produção tivesse sido congelada em carbonita e trancafiada na salinha de troféus de Jabba. O post explica que “Detours foi concebido e produzido antes de decidirmos ir à frente com a nova trilogia de Star Wars, e após essa decisão, Lucasfilm reconsiderou se lançar ou não uma série animada antes de Episódio VII faz sentido.” A tal data posterior ainda não chegou, e pelo visto não há indicação de que ela chegará um dia, embora ano passado tenha circulado um rumor de que seria lançada em Maio de 2015.

Em entrevistas, Green repetidamente insistiu que a série, que se passaria entre os Episódios III e IV, seria lançada algum dia. Entretanto, Brendan Hay, o chefe de roteiro da série, é menos otimista. “Eu acho que tudo foi muito breve”, ele disse. “Nós fizemos sentido para a franquia por um tempo. Agora que temos O Despertar da Força, e todos esses personagens, todas essas novas coisas, não somos tão relevantes.”

Esse é um projeto que seria ótimo se fosse lançado. A série traria uma nova visão de Star Wars, algo mais descontraído e menos sério. Resta esperar para ver se a “data posterior” chegará algum dia.

Fontes: Screen Crush e Wookieepedia

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.