CânonClone Wars

The Gathering | 6 lições aprendidas nas cavernas de cristal de Ilum

UM ANTIGO RITUAL JEDI, DO QUAL TODOS NÓS PODEMOS TIRAR APRENDIZADOS.


“Não há lugar mais sagrado para os Jedi.” – Mestre Yoda

Na quinta temporada de Star Wars: The Clone Wars, o episódio “The Gathering” nos leva ao planeta de Ilum, onde seis jovens Jedi devem encontrar seus cristais de sabre de luz. Mas o ritual conhecido como “O Encontro” não  serve apenas para dar um cristal para um Youngling Jedi construir seu sabre de luz, mas também como parte de seu treinamento para se tornar um Jedi melhor. Cada um dos jovens Jedi aprende uma lição valiosa, e são apresentados um modo para melhorar a sua personalidade. Vamos dar uma olhada no que Byph, Ganodi, Gungi, Zatt, Katooni, e Petro descobriram sobre si mesmos sob a orientação de Ahsoka Tano e Mestre Yoda.

Padawans Illum 2

  1. Coragem

Depois que Petro corre por conta própria, e os outros devem escolher o seu próprio caminho em um cruzamento, o jovem Ithoriano Byph é deixado as suas próprias escolhas. Ele tenta escolher outro caminho, só para não ficar sozinho, mas os outros o lembram de que a Força tem que guia-lo. E assim, ele continua em sua própria jornada através da caverna escura e assustadora. No final do túnel ele vê o seu cristal, guardado por uma temível criatura olhando para ele. Ele com medo, junta toda a sua coragem e agarra o cristal. Só então para perceber que a criatura nunca existiu, e era apenas uma projeção de seus próprios medos. Com isso, Byph aprendeu a ter coragem, e Yoda o elogia por superar seus medos.

Padawans Illum 3

  1. Esperança

Ganodi, uma jovem Rodiana, logo se separa do Wookiee Gungi, para prosseguir a sua própria jornada. Investigando cada vez mais fundo as cavernas, ela comenta o quanto é desesperançoso achar um cristal em uma caverna de gelo. Sentindo que ela só foi enviada para labirintos para congelar até a morte, ela logo acaba por cair em uma caverna cheia de cristais. Não sabendo o que fazer, Ganodi começa a chorar, temendo que ela nunca vá encontrar seu próprio cristal. Em um ponto ela percebe, no entanto, que desistir da esperança não resolve seus problemas, e ela usa a Força para guiá-la para seu próprio cristal. Ao sair da caverna, Yoda a elogia por encontrar esperança na força.

Padawans Illum 4

  1. Paciência

O Wookiee Gungi encontra o seu cristal muito rápido, quando ele ainda está junto com a colega Ganodi. O cristal, no entanto, está localizado no outro lado de um grande lago, cheio de água congelada. Ele tenta atravessar o lago escorregando em um gelo, mas logo vê que seria um esforço inútil. Ganodi o ajuda, dizendo que ele teria que esperar o lago congelar de novo. Muito parecido com a porta para as cavernas, o sol lentamente se afasta, deixando o gelo voltar. Usando toda a sua paciência ele se instala em uma meditação, aguardando o seu momento. Quando o gelo finalmente cobre todo o lago, ele lentamente faz o seu caminho através dele com cuidado para não quebrar a camada de gelo. Ele recupera seu cristal e deixa a caverna, e Yoda o elogia por ser paciente.

Padawans Illum 5

  1. Confiança

O menino Nautolaniano Zatt é sempre esta com seu confiável datapad, que ele usa em grandes partes de sua vida. Depois de dar à Katooni um muito necessário empurrãozinho de confiança, ele tenta desesperadamente descobrir uma maneira de encontrar o seu cristal usando seu datapad. O radar de busca do dispositivo, no entanto, não encontra nada. Zatt se frustra e acaba quebrando o datapad na parede da caverna. Ele parece desistir, mas logo percebe que ele não deve confiar na informação que vem de seu datapad para encontrar o seu cristal. Atrás do muro que ele esmagou ele vê um vislumbre, e programa seu datapad para detonar, explodindo a parede que o separa de seu cristal. Ele volta para a entrada, onde Yoda o elogia por encontrar confiança na Força.

Padawans Illum 6

  1. Autoconfiança

Logo após a divisão do grupo, a jovem Tholothiana Katooni um brilho, no topo de um penhasco enorme. Quando Zatt diz a ela que ele não vê uma coisa, ela percebe que deve ser seu cristal. No entanto, ela não tem certeza de suas habilidades, e diz a Zatt que ela nunca conseguiria subir. E indaga se realmente havia algo no topo, e se ela conseguiria chegar. Zatt afirma que ela consegue, e segue seu próprio caminho. Katooni começa a escalar o penhasco, e quase cai, na metade. Ela diz a si mesma que pode fazer, e logo ela encontra seu caminho para o topo do penhasco. Ela pega o cristal e decide tomar outro caminho de volta. Caindo em um beco sem saída, Katooni acha que nunca vai achar a saída da caverna. Felizmente Petro vem, e juntos eles quebram a parede de gelo. Ela corre para fora da caverna em tempo, e Yoda a elogia por ter confiança em si mesma.

Padawans Illum 7

  1. Altruísmo

Petro, um jovem Corelliano, é um dos primeiros a correr para dentro da caverna em sua busca por um cristal. Ele, muito que confiante seria o primeiro a encontrar um, logo localiza um pedaço cintilante. Ele agarra-o e corre de volta para fora da caverna. Após mostrar o seu cristal para Yoda e Ahsoka, ele derrete na mão, revelando que não passava de um pedaço de gelo. Ele corre de volta para as cavernas e passa Katooni, que está presa atrás de uma camada grossa de gelo. Petro diz a ela que ele não pode ajudar, pois ele ainda tem de encontrar o seu próprio cristal, e foge. Caçado por sua consciência, ele logo decide voltar e ajudar Katooni libertar-se do beco sem saída que ela caiu. Enquanto Katooni corre de volta para a entrada da caverna, Petro encontra o seu cristal nos restos da parede de gelo que el tinha acabado de destruir. Rompendo a porta, que tinha acabado de congelar, Petro foi o último a encontrar o seu cristal. Yoda o elogia por ajudar Katooni em vez de continuar a sua busca, e, assim, encontrar altruísmo.

Aqui está. Seis lições valiosas para seis jovens Jedi. Coragem, esperança, paciência, confiança, autoconfiança e altruísmo foram todas virtudes importantes para os membros da Ordem Jedi. Da próxima vez que você se encontrar em desgraça, lembre-se. Aquele que se enfrenta, se encontra.

-Fonte: Star Wars

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.