CânonCuriosidadesFilmesLegends

O Código jedi

O Código Jedi era um conjunto de regras que regia o comportamento da Ordem Jedi. Ele orientava seus seguidores a não ceder aos sentimentos de raiva. O código ajudava o jedi a resistir ao medo e o afastava do lado sombrio da Força.

Entre outros ditames, o Código Jedi proibia os Cavaleiros Jedi e Mestres Jedi de tomar para si mais de um Padawan para passar seu conhecimento. Proibiu também o casamento, e outras formas de relacionamento, como o amor romântico e familiar. O desapego era importante para os jedi protegerem todas as formas de vida e não só sua família ou seus interesses amorosos. Mas no Legends, o Código Jedi da Nova Ordem foi reformulado, Luke Skywalker permitiu aos jedi amarem, mas um amor sem obsessão, ele mesmo casou com Mara Jade. Skywalker via o amor como uma arma para os jedi, talvez inspirado por seu pai, Anakin Skywalker, que derrotou os Sith por amor ao seu filho.

Yoda e Luke

Mantra

Uma das porções-chaves do Código foi um mantra de cinco linhas, visto abaixo. Diversas versões de mantras existiram, embora a versão genuína fosse:

Emoção, mas paz.
Ignorância, mas conhecimento.
Paixão, mas serenidade.
Caos, mas harmonia.
Morte, mas a Força.

A versão mais refinada e mais conhecida do Código Jedi baseada na meditação de Odan-Urr, é a seguinte:

Não há emoção, há paz.
Não há ignorância, há conhecimento.
Não há paixão, há serenidade.
(Não há caos, há harmonia.)
Não há morte, há a Força.

A quarta linha, “Não há caos, há harmonia”, foi removida em alguns textos Jedi. O Código Jedi foi reescrito pelo Mestre Jedi Luke Skywalker visando restabelecer a Ordem Jedi na Galáxia.

Jedi são os guardiões da paz na Galáxia.
Jedi usam seu poder para defender e proteger.
Jedi respeitam toda a vida em qualquer forma.
Jedi servem os outros ao invés de chefiá-los, pelo bem da Galáxia.
Jedi procuram aprimorar-se através do conhecimento e do treinamento.

Fonte: WikiaStarWars