CuriosidadesFilmesSaga

Forma IV: Ataru, o estilo de luta de mestre Yoda

Muitos devem ter a curiosidade em saber como mestre Yoda, sendo bem velho, lutava daquela maneira, usando várias acrobacias e movimentos elaborados. A resposta a isso está em seu estilo de combate.

História da técnica

Ataru

”Ataru é o nome dado aos movimentos deste estilo, que, embora agressivo, é bastante focado, e seu melhor uso é em um combate contra um único oponente.”―Zez-Kai Ell

A forma IV, também conhecida como Ataru, ou a forma de agressão, foi a quarta das sete formas de combate com sabres de luz. A história da Ataru tem seu início no passado, onde na Velha República, era empregada pelos Jedi naqueles dias gloriosos, e também alguns Sith.

Um estilo agressivo, a forma IV era mais eficaz contra um adversário único, e também era mais fraca em um combate prolongado, talvez devido ao uso da Força usada nos movimentos. Além disso, ela não era recomendada para uso contra adversários empunhando blasters. Ataru é caracterizada pelo uso da Força como um assistente, usando cambalhotas, tanto para ataque e defesa. Outra característica da forma era seus ataques rápidos e poderosos, de múltiplas direções.

Movimentos e Manobras

Mestre Yoda

”Forma IV, também chamada de Ataru, é o estilo mais acrobático, incluindo movimentos complicados combinados às habilidades de um Jedi em usar a Força, como correr, pular, girar…” Cin Drallig

Agressiva forma de combate, era preciso ter uma combinação de força, velocidade e agilidade para dominar a técnica. Devido a esses requisitos, ela também foi chamada de caminho do Falcão-Morcego ou o da Agressão. Praticantes da Ataru estavam sempre na ofensiva, atacando com amplos movimentos em varias direções. O praticante da Forma IV constantemente “chamava” a Força para ajudar em seus movimentos e ataques. Ao permitir a Força fluindo por seus corpos, eles poderiam superar suas limitações físicas, incluindo a velhice, como foi o caso com o Mestre Yoda, e realizar proezas acrobáticas, como cambalhotas e saltos mortais, não só para o ataque, mas também para escapar de ataques de seus adversários. Um requisito para o Jedi usar a Ataru era dominar todos os poderes da Força, para poderem superar os movimentos normais de velocidade e agilidade, a fim de serem bem sucedidos nessa técnica.

Aqueles que usavam essa técnica podiam mover-se em alta velocidade, saltando e atacando com golpes fortes através do ar. Ataques poderosos e rápidos poderiam ser utilizados a partir de todos os ângulos, no solo ou no ar. Um mestre na forma de combate Ataru poderia atacar em todas direções.

Praticantes

open-uri20150608-27674-olekbi_41efa26c-e1440915466674

 ”Esse estilo de luta foi ensinado a mim pelo Mestre Yoda. Na maioria dos casos, você não o usará como primeiro recurso, mas você vai descobrir que funciona como um último recurso, frequentemente.” – Luke Skywalker

Além de Yoda, outro notável usuário desta técnica foi Qui-Gon Jinn, assim como seu aprendiz, Obi-Wan, mas sua principal técnica era a Soresu. Como um padawan, Anakin Skywalker estudou brevemente Ataru, mas não se adaptou a ela, mais tarde ele usou o aspecto agressivo na sua Forma V. Anakin usou a Ataru na luta contra Dooku em “O Ataque dos Clones”, quando utilizou dois sabres de luz, Dooku o venceu rapidamente nesse estilo fazendo uso da técnica Sol Djem, no final da luta Skywalker voltou para a sua Forma V. No legends, outros usuários dessa forma eram Luke skywalker, Mara Jade e Kyle Katarn.

Veja um vídeo logo abaixo de Mestre Yoda nos filmes utilizando a Ataru, e veja também nossa materia sobre a forma de luta de Mace Windu, Vapaad.

Fonte: StarWarsWikia