ArtigosCânonColecionismoEpisódio VII - O Despertar da ForçaLivrosSaga

O Despertar da Força | Detalhes revelados no novo Dicionário Visual do filme

O Dicionário Visual de Star Wars sempre foi um livro magnífico com toneladas de novas informações, curiosidades e histórias entre episódios da saga. Pessoalmente, eu tenho dois em minha coleção e são realmente lindos e extremamente ricos pra quem gosta de detalhes sobre os episódios de Star Wars. Claro que com O Despertar da Força não seria diferente.

Escrito por Pablo Hidalgo da Lucasfilm, que entre outras coisas é um membro do LFL Story Group, grupo responsável pela consistência e coesão do novo cânon Star Wars. Neste artigo vamos tentar cobrir as partes mais interessantes que o livro oferece, e que não foram abordados no filme.

Este livro é mais como um suplemento para o filme, uma vez que é uma leitura autônoma. O livro tenta, principalmente, explicar muitas coisas que não são abordadas na telona. E nisso ele faz um belo trabalho. Aqui estão listadas uns dos fatos mais interessantes. Em alguns casos, usarei citações diretas do livro e, em outros, vou apenas refletir sobre determinados temas. Você pode clicar em cada nome em destaque e você será redirecionado para banco de dados oficial da StarWars.com (em Inglês).

Então, aqui vamos nós ….

A Nova República – Após a Batalha de Endor, a Aliança para Restauração da República é reorganizada em Nova República. Um tratado de paz (O Acordo Galáctico) foi assinado com os remanescentes do Império. Em seguida, a Nova República voltou sua atenção para a política galáctica. O antigo Império minguou e depois de anos de guerra fria e reparações se separou para reconstruir-se nas Regiões Desconhecidas, sob o nome de Primeira Ordem.

Princesa Leia Organa cria A Resistência para vigiar a Primeira Ordem enquanto a Nova República está passiva  e ocupada demais com a política. A Nova República suporta A Resistência, mas com cautela, temendo o risco de guerra com A Primeira Ordem.

Para mostrar que A Nova República é diferente da antiga, a Chanceler Mon Mothma restaurou o Senado Galáctico, onde a República iria definir sua própria essência.

poe-dameron_70f5aee2

Poe – Primeira confirmação de que Poe foi criado em Yavin IV (foi insinuado nos quadrinhos), próximo às ruínas Massassi de Uma Nova Esperança. Poe foi o primeiro líder do esquadrão na Nova República, mas fica frustrado de que a Primeira Ordem não o tenha considerado uma ameaça. Ele se junta A Resistência, que melhor se assemelha com a antiga Aliança Rebelde.

Lor San Tekka – Durante à Era das Trevas da galáxia sob domínio do Imperador Palpatine, San Tekka era um seguidor da Igreja da Força. Eles adoravam os ideais Jedi e acreditava que um dia, sua luz voltaria para a galáxia. Em suas viagens, San Tekka descobriu grande parte da história dos Cavaleiros Jedi que o Império tentou apagar. Muitos buscam em seu conhecimento sobre segredos Jedi.

Kylo Ren – Por decreto do Supremo Líder Snoke, seu nome de nascimento nunca é falado. Snoke acredita que Ren é a personificação perfeita da Força, um ponto focal com habilidades de ambos os lados, Luminoso e Sombrio. Ren usa seu capacete para esconder sua identidade e acrescentar um aspecto imponente. Ren comanda o Destróier Estelar The Finalizer. A nave possui 3 km de comprimento, duas vezes maior que o padrão.
Ren ganha o apelido de “Matador de Jedi” depois que ele trai, e mata, todos os outros alunos Jedi ensinadas por Luke. Seu sabre de luz tem componentes modernos, mas baseia-se em um projeto antigo, datado da época da Grande Praga de Malachor, milhares de anos antes. O cristal salientado em seu interior quase não contém o poder da arma, necessitando de aberturas laterais para extravasar a potência do plasma.

CaptainPhasma

Capitã Phasma – Phasma serve como o terceiro parceiro no triunvirato não oficial da operação Starkiller, juntamente com Kylo Ren e General Hux. Podemos ver no filme que o general Hux e Kylo Ren são rivais quando eles aparecem na frente de Snoke. Parece que Phasma discorda de Hux sobre o que é preciso para se tornar um soldado. Hux criou regimes de treinamento automatizados que simula situações de batalha. Phasma acredita que tais programas não testam o verdadeiro coração e coragem dos soldados. Curiosamente, Phasma é apresentada sob uma perspectiva positiva em sua página do dicionário. Ao invés de focar nela como um vilão,  é apresentada como alguém que valoriza bastante a coragem e o dever. Kathleen Kennedy anteriormente revelou que eles têm grandes planos para ela no episódio VIII. Será que veremos ela mudar de lado?

A armadura de Phasma foi fabricada com o revestimento cromado resgatado de um iate de Naboo que pertenceu ao Imperador Palpatine. Ela reflete a radiação prejudicial, mas serve principalmente como um símbolo do poder passado.

Rey – Rey aprendeu vários idiomas a partir das múltiplas interações com viajantes e forasteiros, incluindo Wookiee (Shyriiwook) e astromech binário. Ela é hábil com diferentes armas de combate de curto alcance por causa de suas habilidades com o bastão.

O que é o Despertar sugerido pelo título do filme? – As aventuras de Rey e Finn em Jakku coincidem com uma turbulência cósmica na Força cósmica, uma onda súbita indicando o despertar de uma nova capacidade.

Rey

História da Jakku – O planeta, uma vez, foi sede para um centro de investigação secreta Imperial, e foi o último ponto de encontro da frota imperial. A base foi destruída pelos Imperiais antes de recuarem para as Regiões Desconhecidas.

Posto Avançado Niima foi nomeado após Niima, o Hutt. Ela foi a primeira contrabandista que procurou organizar os esforços de coleta de material de sucata, armas e metais valiosos a partir dos locais de queda dispersas. Ela foi morta por um caçador de recompensas, e o posto avançado que ela estabeleceu, foi nomeado em sua homenagem.

A milícia do Posto Avançado Niima consiste em três guerreiros Kyuzo. Um deles, chamado Zuvio tem um forte senso de justiça e não pode ser subornado. Pena que ele foi cortado na versão final do filme.

“Crusher” Roodown

“Crusher” Rootdown é um coletor cujos braços foram cortados por bandidos Unkar Plutt durante um mal-entendido.

O pai de General Hux era um funcionário altamente colocado na antiga Academia Imperial. As experiências de Hux na guerra são inteiramente teóricas. Ele é considerado um homem de ciência e tecnologia, cético nos misticismos de Kylo Ren. Hux continua a utilizar o regime de treinamento stormtrooper iniciado por seu pai.

Han Solo – após a Guerra Civil Galáctica ele se tornou marido de uma influente político da Nova República (Leia). Ele foi também um piloto de corridas por um tempo. Depois de uma profunda tragédia, Solo voltou para sua antiga vida como um capitão e contrabandista juntamente com Chewie.

Após a Batalha de Endor, Chewbacca ajudou a liderar os esforços da Nova República para libertar Kashyyyk do comando Imperial. Uma vez liberado, Chewie reconectou com sua grande família em Kashyyyk.

Guavian Enforcer

Os soldados da Gangue mortal Guavian são assassinos sem rosto que juraram lealdade em troca de aumento cibernético. Uma bomba mecânica reserva age como um segundo coração, injetando uma mistura secreta, aumentando a sua velocidade e agressão a níveis mortais.

Kanjiklub vem de Nar Kanji, um mundo colônia Hutt deixado em desordem depois de uma guerra de gangues dentro dos cartéis Hutt. Anteriormente subjugados pelos Hutts, os colonos humanos derrubaram seus senhores e foram para fora por conta própria.

C-3PO atualizou seu pacote de comunicações TranLang III para aumentar sua fluência em idiomas para mais de sete milhões formas de comunicação. Ele fica estranhamente quieto quando se trata de discutir o braço diferente; é uma lembrança do sacrifício de um outro dróide.

R2-D2 foi um companheiro constante para Luke durante suas viagens através da galáxia após a Batalha de Endor. Ele nunca teve sua memória apagada.

Korr Sella

Korr Sella é enviada ao Senado por Leia na esperança de garantir a assistência militar a partir da Nova República e tomar ações diretas contra a Primeira Ordem.

Maz Kanata só sentiu-se confortável a reconhecer abertamente sua afinidade com a Força, após a morte do Imperador. Embora ela tenha conhecido os Jedi, nunca trilhou nesse caminho ela mesma. Em vez disso, confiava em sua forte ligação com a Força para mantê-la fora de perigo.

O castelo de Maz está erguido há milhares de anos numa terra que já foi um antigo campo de batalha entre os Jedi e Sith.

 

O Dicionário Visual também menciona o snow speeder que Rey controla facilmente e os snowtroopers inspecionando o Falcon após ela cair na base Starkiller. Isto poderia significar que a perseguição speeder, que aconteceria pouco antes da reunião climática entre Han e Ben, foi retirada do filme no último momento. Isso provavelmente também significa que eles já fizeram o trabalho de efeitos visuais nessas sequências e que vamos vê-los como cenas deletadas no tão esperado Blu-ray.

 

Fonte