Episódio VII - O Despertar da Força

Poe Dameron, o filho da Aliança

O livro Before the Awakening de Greg Rucka revela algumas informações sobre o passado desse grande piloto. Há spoilers do livro e do quadrinho Império Despedaçado.

”Eu posso pilotar qualquer coisa.” – Poe Dameron falando com Finn.

Poe Dameron é considerado o melhor piloto da Resistência. Ele foi escolhido pela General Organa (Leia) para uma missão secreta em Jakku, nesse planeta está Lor San Tekka, um antigo aliado de Leia, que parece ter pistas sobre o paradeiro de seu irmão Luke.

Screenshot-12

Poe Dameron é filho da piloto Shara Bey e do sargento Kes Dameron, ambos serviram a rebelião nos dias finais da Guerra Civil Galáctica. Kes estava no chão em Endor, como parte da equipe de ataque de Han Solo, e Shara estava na batalha espacial para destruir a Estrela da Morte. Sua história é contada no Império Despedaçado, minissérie de quadrinho, que também foi escrito por Rucka. Poe foi criado junto com seus pais em uma colônia em Yavin 4, após a guerra, ele foi criado em uma casa pequena na lua.

CL5RDvvWcAAtpPi

Sua mãe costumava levá-lo até o seu A-Wing, um presente que ela ganhou da Aliança por seus feitos na guerra, e ele desenvolveu um amor para voar. Sua mãe nunca falou sobre a guerra para ele. Seu pai abriu mais com ele sobre suas ações na guerra, especialmente após a morte de sua mãe. Poe perdeu sua mãe quando tinha nove anos. Ele aprendeu a voar no A-Wing de sua mãe e tornou-se um piloto exemplar na República.

Recon-Ambush

A serviço da República, Poe junto de seu esquadrão estavam em suas patrulhas de rotinas, policiando o espaço da República, procurando piratas ou qualquer outra ameaça ao bem-estar dos cidadãos. Nessa patrulha, o esquadrão de Dameron recebe um chamado de socorro de uma nave, eles atendem o pedido, mas descobrem que a Primeira Ordem está tentando levar a nave, eles estão em menor numero e recuam, retornam para base da República e informam seus superiores sobre a ameaça que a Primeira Ordem está se tornando, mas eles permanecem pacifistas e não acreditam no perigo dessa facção. Poe fica incomodado com o pacifismo da República.

resistance_015eb7fe

Poe desobedece suas ordens, durante sua rotina de patrulhamento ele decide ir atrás da nave capturada. Ele acaba presenciando uma área de teste da Primeira Ordem, ele consegue se manter vivo tempo suficiente para BB-8 recolher algumas informações e logo sai de lá saltando para o hiperespaço. Ao chegar de volta à base, a desobediência de Dameron é descoberta e uma corte marcial o aguarda, mas ele é surpreendido ao encontrar General Organa. Suas ações precipitadas foram notadas pela Resistência, um grupo militante que se dividiu a partir da parte militar da República. Enquanto República está inerte, a Resistência reconhece a ameaça da Primeira Ordem e estão se preparando para uma possível guerra. Leia, usando sua influência, consegue levar Poe para sua Resistência.

“Você me lembra o meu irmão. Voa igual a ele, aparentemente.” – General Leia Organa para Poe Dameron

Sua primeira missão, a conta própria, para a Resistência foi a de capturar uma nave pertencente a um senador que Leia está convencida de que ele é um traidor e que está vendendo segredos da República para à Primeira Ordem. A missão é um sucesso e eles capturam a nave e descobrem que estas informações são sobre pistas sobre o paradeiro de Luke Skywalker que a Primeira Ordem também está tentando encontrar. A partir daí, entra os eventos de O Despertar da Força que Poe vai visitar Lor San Tekka que pode ajudar a encontrar Skywalker.

using_slashgear_starwarstheforceawakens

Fonte: Star Wars News Net