Legends

Legends | A Nova Ordem Jedi – Parte II

Academia Jedi Junior (22-25DBY)

Após seu casamento, Luke Skywalker alterou o cronograma de instrução do centro de treinamento em Yavin para acomodar o treinamento de estudantes mais jovens. Isso foi inspiração seu antigo mestre, Yoda, que havia dito que os alunos mais jovens são mais fáceis de treinar. Para isso, ele estabeleceu uma Academia Jedi Junior em 22 DBY. Nesse mesmo ano, os aprendizes Anakin Solo e Tahiri Veila descobriram o antigo Mestre Jedi Ikrit e libertaram as almas Massassi presas dentro do Globo de Ouro, um dispositivJacenJaina-PlagueStorehouse-YJK11o do lado negro criado pelo Lorde dos Sith Exar Kun em 3997 ABY para drenar as almas dos Massassi presas para alimentar seus poderes. Estes dois Jedi junto Tionne Solusar, Uldir Lochett e R2-D2 também descobriram o holocron do antigo Jedi Asli Krimsan no Castelo Bast em Vjun, e o sabre de luz de Kenobi, e frustraram as tentativas de Orloc para começar sua própria Ordem Jedi.


Mais tarde nesse ano, Luke e Mara Jade Skywalker viajaram para as Regiões Desconhecidas para localizar os destroços da tropa expedicionária da Antiga Republica Outbound Flight  em uma região inacessível do espaço conhecida como o Reduto. Eles foram acompanhados pelo Chiss Aristocra Formbi, pelo Comandante Chak Fel do Império da Mão, pelo Dean Jinzler da Nova República que queria honrar sua irmã Jedi, visitando os destroços, e por vários Geroons que desejavam prestar suas homenagens ao Jedi que tinha os libertado de seus cruéis mestres Vagaari. No entanto, ao chegar ao local dos destroços em um planetoide dentro do Reduto, eles descobriram que os sobreviventes tinham formado uma colônia e que os Geroons eram na verdade os próprios Vagaari, que tinha vindo para vingar a sua derrota pelos Chiss nas décadas anteriores. No entanto, os dois Jedi, juntamente com o Chiss, o Impérial e os sobreviventes do Outbound Flight derrotaram os Vagaari.


YoungJediKnight_TERCEm 23 ABY, a Ordem Jedi foi confrontada pela Academia das Sombras (campo de treinamento de Jedi Negros fundada por Brakiss) e seu aliado: o Segundo Império, que rejeitou o Tratado Pellaeon-Gavrisom assinado entre o Remanescente Imperial e a Nova República em 19 ABY. O Segundo Império sequestrou aprendizes Jedi, incluindo a sobrinha e sobrinho de Luke, Jaina e Jacen Solo e seu amigo Lowbacca, da Ordem Jedi e depois passou a recrutar jovens desfavorecidos quando os Solos e Lowie foram resgatados pela sua amiga Tenel Ka. O Segundo Império foi conduzido por quatro Royal Guards que se faziam de Imperador Palpatine. Durante um assalto à Jedi Praxeum, o Segundo Império e a Academia das Sombras foram derrotados pelos aprendizes Jedi de Luke, removendo assim um obstáculo à Nova Ordem Jedi.


Em 24 ABY, a Ordem Jedi encontrou a Aliança pela Supremacia Alienígena contra a Diversidade Humana que pretendia punir a espécie humana pelas atrocidades do Novo Império. A Aliança pela Supremacia tentou armazenar armas e localizar o local de armazenamento da Praga do Imperador para sua guerra contra os humanos. No entanto, eles também seriam derrotados pelos Jedi. Isto foi seguido pela tentativa de Czethros para devolver ao sindicato criminoso Black Sun à sua antiga glória e dominar a galáxia. No entanto, ele também foi derrotado pelo Jedi.


Guerra Yuuzhan Vong (25-29 DBY)

Solo_kids_vs_VongDurante a época de relativa paz até 25 ABY, a nova Ordem Jedi parecia estar bem e verdadeiramente estabelecida como uma força na galáxia mais uma vez. A Ordem agora contavam pelo menos 100 Jedi, possivelmente mais, com um número de Mestres Jedi treinando ativamente novos Padawans. Durante esse tempo, Luke Skywalker pediu permissão da Nova República para restabelecer o Conselho Jedi.


No entanto, com o início da Guerra Yuuzhan Vong, os Jedi iriam enfrentar um inimigo que iria balançar sua Ordem até as suas fundações. A opinião pública significativamente foi voltada contra os Jedi pelos invasores, fazendo com que Jedi fossem caçados ao redor da galáxia. No entanto, os Jedi recebem ajuda de origens inesperadas, como a de muitos Priapulin que se inscreveram como Jedi auxiliares para apoiar a Ordem, assim como o famoso Charza Kwinn tinha feito décadas atrás. Durante este tempo, rachaduras apareceram dentro da Ordem Jedi sobre qual a abordagem a tomar para lidar com os invasores. Enquanto Kyp Durron liderava uma facção mais agressiva, Luke conduziu uma posição mais CorranHornVersusShedaoShaidefensiva. Alguns destes conflitos foram resolvidos com a criação de um Conselho dos Mestres, buscando criar um órgão unificado responsável por todos os Jedi.


Os Jedi, eventualmente desempenharam um papel vital na resolução da guerra, mas o custo foi alto. O número de Jedi foi reduzido pela metade e sua mentalidade tornou-se muito seria.


Recuperação e renovação (30 ABY-)

Depois da guerra Yuuzhan Vong, a academia Jedi foi transferida para Ossus, enquanto o Alto Conselho mudou-se para um templo Jedi recém-construída em Coruscant. Durante a crise Dark Nest contaram mais de 200 Jedi. Até o final da Guerra Swarm, Luke Skywalker reivindicou oficialmente o título de Grão Mestre da Ordem Jedi.


  • Segunda Guerra Civil Galáctica (40-41 ABY)

LukekilllumiyaA Ordem Jedi continuou a crescer em força e influência, espalhando-se por toda a galáxia, com o estabelecimento de enclaves de treinamento em sistemas, como o de Corellia por exemplo. À medida que mais membros foram treinados e elevados à classe de cavaleiro, o Conselho decidiu mover a maioria dos mestres e cavaleiros para o Templo em Coruscant; deixando Academia de Ossus para a formação dos younglings.


Em 40DBY, a galáxia mergulhou na Segunda Guerra Civil Galáctica. Lutando contra a necessidade percebida de se aliar com a Aliança Galáctica, a Ordem Jedi trabalhou o melhor que pode para evitar a piora da situação. Em meio a esta crise, no entanto, a traição veio de dentro da Ordem com o Cavaleiro Jedi Jacen Solo que foi seduzido para o lado negro e se tornou lorde Sith Darth Caedus. Apesar de Caedus controlar a Aliança, Luke e da Ordem fizeram uma distinção – eles apoiaram a Aliança, mas não uma Aliança Jaina_vs_Caeduscontrolada pelo próprio Jacen. No pós-guerra da Batalha de Kashyyyk, a Ordem declarou sua neutralidade e formaram a Coalizão Jedi. Os esforços começaram a ser focados em remover Caedus do poder; mesmo a Ordem sendo forçada a recuar secretamente para Endor, onde estabeleceu uma base temporária. Em 41 DBY, Darth Caedus foi morto em um duelo com sua irmã no Destroyer Anakin Solo. Logo após o fim da guerra a galáxia mais uma vez estava em paz e a Coalizão Jedi foi reformada na Nova Ordem Jedi e reunida com a Aliança Galáctica. Os Sith de Lumiya, os últimos sobreviventes remanescentes da Ordem dos Lordes Sith tinham perecido com a prisão de Tahiri Veila, Ex-Cavaleira Jedi e aprendiz Sith de Caedus, ela se tornou informante e, assim, os Sith foram mais uma vez acreditado extintos. No entanto, os Jedi estavam em um estado de desespero como muitos viam Jacen como modelo antes de sua queda.


Fique atento para a parte 3 da Nova Ordem Jedi!

Fonte: Wookieepedia (adaptado)

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.