Legends

Legends | A Nova Ordem Jedi – Parte I

2509666-luke_skywalker_1

Ultimo dos Antigos, primeiro dos Novos (4–10 DBY)

Após o virtual extermínio da Velha Ordem Jedi pelo Império, os poucos Jedi sobreviventes se esconderam. Dois desses cavaleiros, Obi-Wan e Yoda treinaram um jovem chamado Luke Skywalker para os caminhos Jedi. Luke teve um papel fundamental na queda do Imperador quando resgatou seu pai, Anakin Skywalker, que se virou contra a Ordem Jedi no inicio do Expurgo. Depois desses acontecimentos, o jovem Skywalker se tornou o principal herdeiro da Ordem.


Dev_Sibwarra

Logo após a Batalha de Endor, Luke começou a sentir que podia treinar um aprendiz. Durante as invasões SSI-RUUVI, Skywalker entrou em contato com um jovem sensível a força chamado Dev Sibwarra. Após resgatar o menino do SSI-RUUVI, Luke tinha planos para ele ser seu primeiro aprendiz. Mas durante os eventos em Bakura, Dev sofreu ferimentos fatais e morreu a bordo da Millennium Falcon. Devido à morte de Sibwarra e um medo crescente de que ele iria criar um próximo Vader, Luke tornou-se relutante em assumir um aprendiz.

Por volta da época da Guerra de Nagai-Tof, Luke recebeu vários pedidos de jovens para treiná-los, mas Skywalker ainda não se sentiu preparado. Entretanto por causa da guerra, Luke começou a instruir novos recrutas para a Rebelião, mas somente para auto defesa sem técnicas da Força. Eles ficaram revoltados, pois queriam ser Jedi. Um desses recrutas chamado Flint, ficou amargurado com Luke e se virou para o lado sombrio.


Flint-MSW92

O medo de Luke em assumir um aprendiz continuou até que ele enfrentou as consequências de sua relutância. Uma jovem chamada Vila veio a Luke pedir formação, e quando ele recusou, ela o trouxe a Naldar para ajudar a libertar o planeta. Em Naldar, Luke ficou cara a cara com Flint, agora trilhando o caminho do lado sombrio. Na batalha, Vila foi morta, e Flint foi preso e colocado sob a custodia da Nova República. Skywalker começou a ver que ceder ao medo do fracasso como mentor não era o caminho.


Heroes_and_Legends-HaLfAntes de começar a Nova Ordem, Luke visitou vários planetas pela galáxia como Circarpous V, Toola e Dathomir pela qual fez varias descobertas sobre a doutrina Jedi. Nessa época, Skywalker conheceu vários indivíduos que acabariam se tornando membros de sua Ordem. Talvez o mais notável foi Kyle Katarn. Skywalker o conheceu durante a crise do Vale dos Jedi. Katarn já possuía um sabre de luz e tinha algumas ideias rudimentares sobre a Força.

.


url

Durante o início da Nova Ordem um clone de Palpatine surgiu e a galáxia estava ameaçada novamente. Para combater um inimigo aparentemente imbatível, Luke criou um plano, que era minar o Império de dentro para fora, para isso ele aceitaria ser aprendiz de Palpatine. Skywalker sucumbiu ao lado sombrio, mas foi trazido de volta para a luz, por sua irmã que começou a despertar na Força. Ele e Leia Organa Solo, que também roubou um precioso holocron de Palpatine, derrotaram o clone do Imperador. Luke começou aprofundar Leia nos ensinamentos da Força.


Leia_Bodo

Muitas vidas de próximos de Luke foram perdidas pela volta do Imperador, e ainda Skywalker ficou com cicatriz em sua alma permanentemente devido a queda ao lado sombrio. Com toda essa experiência de perdas, Luke decidiu definitivamente que os Jedi deviam voltar e começou a Nova Ordem Jedi em Yavin IV. O holocron de Bodo Baas que Leia pegou de Palpatine vai ser um grande instrumento para a Ordem.


Jedi Praxeum (11–18 DBY)

Durante a campanha contra Thrawn, Obi-Wan apareceu a Luke em uma visão, cobrando a restauração da Ordem Jedi, triste por ser o ultimo da velha ordem jedi, Ben diz: – Você não é o jedi da velha ordem, mas o primeiro da nova.


Com este incentivo, e após a derrota do imperador clonado, Luke pediu apoio a Nova República para a criação da academia jedi. Durante suas viagens, Luke havia descoberto uma serie de força-sensitivos e finalmente se sentiu pronto para começar a treinar novos jedi. A permissão foi concedida e Yavin IV foi selecionada para essa empreitada. Os primeiros alunos foram: Kam, Tionne Solusar, Kirana Ti, Dorsk 81, Streen, Gantoris, Madurrin, Kyle Katarn, Brakiss, Corran Horn, Kyp Durron, Cilghal, Mara Jade e Dal Konur.


ExarKunspirit_egtfUm grande incidente ocorreu na academia, o espirito de Exar Kun, um antigo Lorde Sith, que morreu na Lua começou a influenciar os alunos de Luke para o lado sombrio. O espirito sith atacou Luke o deixando em coma, e Kyp Durron, um dos alunos mais promissores, foi seduzido pelo espirito e fugiu da academia e casou estragos na galaxia e destruiu o mundo de Carida.


Luke foi acordado e a nova ordem em conjunto derrotou o espirito sith. Este foi apenas um dos muitos desafios que os novos jedi teriam pela frente, com um subsequente ataque da almirante Daala, do Império Renascido, e o Segundo Império.


Crescimento e expansão (18-22 DBY)

Jensaarai_TofG

Apesar destes contratempos, a Ordem Jedi continuou a crescer e servir a galáxia. Ela também recrutou membros de outras tradições da Força, como os Cavaleiros de Ferro, os Jensaarai, os Matukai, e os alunos da Escola de Sabedoria Oculta. Outros estudantes foram recrutados de diversas maneiras, desde adeptos naturais a Força, como Cheryl Trinja encontrada em um planeta selva por um grupo de agentes da República, até o cavaleiro da Antiga Republica resgatado do aprisionamento de seu antigo aprendiz Winslau Da’k, no planeta Morcanth nas regiões desconhecidas. A inteligência da antiga republica também começou a relatar a Skywalker sobre possíveis candidatos.


4511045-marka_ragnosCavaleiros Jedi desempenharam papéis fundamentais na desativação da estação de batalha Eye of Palpatine, prevenindo a propagação da praga Semente Morte, e em parar os Dicipulos de Ragnos, um culto com o objetivo de ressuscitar o Lorde Sith, Marka Ragnos. Além, deles também participarem da neutralização da Estação Centerpoint na Crise Corelliana. Durante este período, as missões de investigação aumentaram, com a investigação em tais planetas como Chandrila, Ossus, Kamino,  Korriban, Ruusan, Barab I, e Borgo Prime. Uma missão para o Núcleo profundo resultou na captura de um cavaleiro Jedi. Uma equipe de resgate foi despachada, e conseguiu rastrear o captor para o mundo fortaleza Imperial chamado Prakith, casa da Cidadela dos Inquisidores. Confrontando a Inquisidora Shynne, a equipe conseguiu resgatar com segurança o Cavaleiro. Outros sucessos, incluem Eelysa libertando uma série de escravos na Orla Exterior, Fahjay impedir uma tentativa de assassinato contra o almirante Ackbar Gial, e os Cavaleiros Jedi negociar um acordo de paz entre os Drovian e as tribos Gopso’o de Nim Drovis que estavam guerreando entre si ha gerações. Os Jedi também embarcaram em outras missões diplomáticas, como para Iridonia por exemplo.


Jedi_WeddingDescobertas de relíquias Jedi, como a armadura Jedi em Garn, sabres de luz em Ossus, o holocron de Asli Krimsan em Vjun e o holocron da Arca Jeth em Arkania adicionaram a Ordem o conhecimento de antigas praticas Jedi. Muitos desses seriam implementadas, como emparelhar mestres a aprendizes específicos e a formação de clãs Jedi. Nem todas as práticas foram assimiladas, como a proibição do casamento Jedi, visto que foi um casamento escondido (entre Anakin Skywalker e Padmé Amidala) que destruiu a antiga Ordem Jedi, em primeiro lugar.  Ao invés disso, a nova Ordem permitiu o casamento, e até realizou cerimônias para Jedi como Tionne e Kam Solusar, e mais tarde em 19 DBY, para Luke Skywalker e Mara Jade. Muitos outros Jedi, como Kirana Ti, Corran Horn, Daye Azur-Jamin e Tyria Sarkin Tainer, casaram com não sensitivos, a Força, proporcionando ainda sim, filhos para a próxima geração de aprendizes Jedi. A separação tão jovem da família que era praticada pela Velha Ordem seria também descartada, com oportunidades de emprego e alojamentos oferecidos às famílias dos Aprendizes ao redor da Academia.


Fique atento para as partes 2 e 3 da Nova Ordem Jedi!

Fonte: Wookieepedia (adaptado)

 

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.