Episódio IV - Uma Nova EsperançaSociedade Jedi

Sociedade Jedi | O que achamos de ‘Uma Nova Esperança’?

Em 1977, chegava aos cinemas Star Wars, o filme que revolucionaria a indústria cinematográfica e deixaria um rastro de fãs pelo mundo inteiro. Com personagens marcantes, como… todos, o filme ganhou o coração dos fãs e da crítica.

Mas o filme não foi muito fácil de ser produzido. Seus efeitos especiais, avançados para a época, custaram muito a George Lucas, que precisou enfrentar os chefões da indústria para lançar seu projeto, uma vez que havia muita desconfiança sobre o mesmo.

Star Wars apresentou conceitos pop, como a Força, os Jedi e os sabres de luz. Sua simples história atraía toda a família para os cinemas.

Chegamos ao fim da quarta semana da nossa Jornada a Star Wars: O Despertar da Força, nossa maratona para relembrar a saga antes do tão aguardado O Despertar da Força. E, como em todo domingo, nós trazemos a opinião de alguns de nossos membros sobre o filme protagonizado na semana.

A sinopse:

Luke Skywalker (Mark Hammil) sonha ir para a Academia com seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o Mestre Jedi ,e ex-general da Velha República , Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta inteiro. Luke então junta-se aos seus novos aliados. Han (Harrison Ford), Kenobi , Leia e os dois droides , para tentar destruir esta terrível ameaça ao lado dos membros da Aliança Rebelde.

Trecho da resenha:

O filme é único e se tornou um clássico instantâneo. Normalmente, o tempo reforça a aura dos grandes filmes e os mais críticos acabam tendo uma releitura diferente do que aconteceu depois. Mas com Uma Nova Esperança (ANH – sigla em inglês ) não foi necessário esperar por isso. O filme tem talvez as melhores interpretações de toda saga. Apesar dos efeitos especiais serem avançados para sua época, o filme se encostou mesmo foi na história e nos personagens. Filme redondo. Com começo, meio e fim. E, é claro, uma trilha sonora inesquecível feita por John Williams. Outro ícone do cinema.

E agora a opinião de nossos membros:

Ysrael Moreno KLOUNE TRUPER

ysraEstá em 3º lugar na minha lista, ele me trouxe um pouco a mais a fundo da saga, amei toda a trama do Episódio IV, a história de Luke Skywalker, Leia, como conheceram Han Solo. Como um filme introdutório, é um do que mais me interessou na saga. 

Amo esse filme, mesmo não sendo o meu preferido, sempre gostei dele, a arte deste filme, história, me cativaram cada vez mais para este enorme universo!

.

.


Jedi

JediUm dos melhores filmes, o início da minha paixão. Apesar de estar no meu 3º lugar, ele tem um título de melhor filme honorário pois, sem ele, não haveria tudo o que hoje conhecemos. É um filme que se amarra, tem um começa, meio e fim bem delineados e mesmo com um protagonista sem fama em Hollywood, o pequeno fazendeiro conseguiu conquistar uma galáxia de fãs.

Eu tenho muita inveja de quem teve o privilégio de assistir esse filme no cinema em 1977. E sem dúvidas prefiro a versão não remasterizada, que mostra o verdadeiro trabalho que GL e sua trupe tiveram pra fazer a magia acontecer.


Beat Peixoto

beatpeixotoÉ o filme que vai mais a fundo na saga para quem começa assistindo pela nova trilogia e é o kickstart para quem começa pela original. Gosto de ver como os personagens se conectam em uma só história.

As conversas são bem pensadas e estruturadas, as cenas são bem feitas (e, se você parar para pensar que aquilo tudo é 99,9% prático, o filme se torna uma obra de arte) e os personagens são marcantes.

Fica em 3º na minha lista, assim como o Fernando e o Ysrael classificaram mas por motivos de plot mesmo, acho que ele é o típico filme de introdução em que só explica o que pode vir a seguir nos outros.


Fer Skywalker

FerApesar de ser o filme com menos ação da saga, possui diálogos poderosos. A introdução do universo da saga é bem feita, principalmente os personagens.

Os efeitos especiais para época são impressionante e não envelheceram muito para os dias de hoje, isso se dá pelo uso dos efeitos práticos. Ponto forte do filme é que ele fecha bem seu capitulo

.

.


Paulo Henrique

PHSempre tem um lugar no coração por ser o primeiro filme da saga. Pode não possuir muitas cenas de ação, mas o ambiente proporcionado pelo filme é lindo.

Não sou fã do duelo de sabres, mas o filme é memorável.

Além disso, o filme marcou a história do cinema.

.

.


Sérgio “Quinlan Vos” Lopes

SérgioAgora estamos falando da Trilogia que eu verdadeiramente amo, já que comecei aqui Star Wars. Engraçado que Episódio IV não foi por onde eu conheci Star Wars, eu vi depois de conhecer. Agora imagina você, nos idos dos seus 8 anos, e de repente, conhece esse mundo, e é apresentado a esse filme. Darth Vader, Rebeldes, Guerras Espaciais, Jedi.

O filme em si esconde bem a ação embaixo da carga de “drama” que existe ali, e podemos ver as tensões e tramas bem amarradas. E o trio de heróis, o mais improvável possível e se tornar os heróis de todos, e que são ícones até hoje. E mesmo que tivesse parado ali, o filme consegue se sustentar como um capitulo único.


Theo Fairbanks

TheoO filme que estreou a saga, sem duvida um grande sucesso, filme muito divertido e fechado. Mas para mim, o mais fraco da Trilogia Original. Também, competir com Império e Retorno é difícil. 

Mesmo assim, cenas como a Batalha de Yavin, o compactador de lixo, Han Solo na cantina, Luke conversando com Ben Kenobi em sua casa, são maravilhosas. Graças ao Episódio IV, podemos consumir esse universo que tanto amamos.

.


E você, o que acha do filme?

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.