Episódio II - Ataque dos ClonesSociedade Jedi

Sociedade Jedi | O que achamos de “Ataque dos Clones”

Encerramos a segunda semana de nossa Jornada a Star Wars: O Despertar da Força com o compilado de opiniões de alguns de nossos membros sobre o segundo capítulo da saga: Ataque dos Clones.

Após cerca de 25 anos, finalmente saberíamos o que fora a Guerra dos Clones, citada por Obi-Wan em Uma Nova Esperança. Confira o resumo do filme:

Dez anos se passam e a República está em uma crise terrível. Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi tem uma nova missão: cuidar pessoalmente da ex-rainha de Naboo, e agora senadora, Padmé Amidala, que está sendo misteriosamente perseguida por um inimigo ainda desconhecido, que quer lhe tirar a vida. Enquanto isso, Obi-Wan parte numa investigação paralela para descobrir por que motivo estão querendo matar a senadora. Os Separatistas liderados por Conde Dooku (servente de Darth Sidious) atacam. Obi-Wan descobre um Exército secreto de clones encomendado pelo mestre Syfo Vias para a República.

Logo após, Obi-Wan parte para o sistema de Geonosis onde se localiza a fábrica dos droides e acaba sendo preso por Conde Dooku. Anakin e Padmé vão para Tatooine para salvar a mãe de Anakin,que acaba morrendo. Depois eles partem para Geonosis para salvar Obi-wan.Os dois são presos e os dois Jedi e a senadora vão para uma arena, onde lutam com criaturas.No momento mais difícil,Os Jedi aparecem e logo após, Yoda com os clones.Quando a guerra começa, os clones lutam contra os droides, enquanto isso, Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi tentam deter Conde Dooku e começa uma luta, mas Anakin acaba perdendo o seu braço, até vir mestre Yoda e ajuda Anakin e Obi-Wan Kenobi. O fim do filme mostra Padmé e Anakin se casando com apenas R2-D2 e C-3PO como testemunhas.

Dark Marlowe fez a incrível resenha do filme, confira. Então vamos à opinião de nossos membros?


Beat Peixoto

beatpeixotoNa minha opinião, o pior das prequels. Acho fraco, muito corrido, quer encaixar muito ‘plot’ em pouco tempo e filme que deixa muito a desejar.

A única coisa que eu >realmente< gosto é quando o Obi-Wan vai para Kamino e somos apresentados ao Jango e ao pequeno Boba. Gosto um pouco da presença da Padmé na história e sofro junto com a cena do Anakin e da Shmi.

Queria que o filme fosse menos “corrido” e explicasse bem as partes que ele deixa em aberto. Novamente, os efeitos me incomodam muito no filme e me irritam um pouco.

PS: Odeio o cabelo do Obi-Wan nesse filme também, mas isso é off-topic. :v


Fer Skywalker

FerApesar de “O Ataque dos Clones” ter muita história para contar e deixar os sub-enredos em aberto, é uma grande aventura espacial digna de Star Wars.

Se passaram 10 anos dos eventos de episódio I, Anakin já é um grande aprendiz, mas parece que suas habilidades jedi o deixaram meio arrogante e indisciplinado, vários momentos ele desobedece seu mestre Obi-Wan Kenobi, que este por sinal se tornou um grande jedi. Vemos Padmé não mais como rainha e sim como uma senadora, uma forte relação cresce com ela e Anakin, que acabam se apaixonando. Os protagonistas se dividem durante o filme, Anakin vai se exilar com Padmé que está sendo ameaçada de morte, nessa viagem eles acabam tendo um caso amoroso. No fim dessa missão Anakin volta a Tatooine, motivado pelos seus sonhos de premonição, lá ele encontra a mãe morta, e tem seu primeiro grande momento no lado sombrio quando busca vingança. Obi-Wan vai investigar as identidades dos terroristas que estão tentado matar Padmé, e no meio dessa busca descobre um exército que estão construindo para a República, é o início da guerra.

Por fim esse filme é muito bom nas cenas de ação, destaque para luta de Obi-Wan contra Jango Fett e a luta de Yoda contra Conde Dooku. Ponto baixo do filme é que ele tem muito assunto pra contar e é muito corrido.


Jack Allek

Allek O Episódio dois é especial para mim por vários motivos. Saiu no cinema em 2002 e eu já tinha um interesse pela saga desde 1999, mas não assisti nenhum dos dois primeiros no cinema. Em 2002, a franquia fez 25 anos e saíram várias HQs e ali me apaixonei pelo universo SW. Ia na locadora e viajava assistindo o Ataque dos Clones de novo e de novo.

Assim como o primeiro, peca em várias partes. Vários dizem que a relação Ani/Padmé foi melosa e explorada demais. Eu achei ela perfeita. Serviu como pedra firme quando Anakin perde sua mãe, e isso explica seu desespero no seguinte filme da saga.
Achei o amor puro e inexplicável… como deve ser. E além de tudo dá pra ver o afeto nos olhos dos atores… isso me encanta ainda.

Ataque dos Clones como o nome indica, foi o início da Guerra citada em 1977 que todos tanto esperavam. E ela não decepciona.
Efeitos ótimos (às vezes exagerados) e centenas de Jedi em ação é o que sempre quisemos ver nas telonas.
Adorei as recaídas do melhor dos Jedi à Raiva, Medo e Paixão… aí vinha Darth Vader degrau por degrau.

Uma das poucas coisas que não engoli no filme veio, ironicamente, do meu personagem favorito: Boba Fett.
Claramente uma tentativa forçada de introduzir o personagem clássico na Trilogia Prequel. Gostei do lance da Clonagem ser de Jango (Que é um excelente personagem) e as armaduras híbridas dos Mandalorianos e Stormtroopers. Mas o Boba ser um clone do pai. Não… bem forçado à meu ver. Poderiam ter criado um Mando qualquer (Jango inclusive) mas não precisava mostrar Boba. Achei forçado.

De resto, é um ótimo filme que acaba, assim como O Império Contra-Ataca, com um clima de suspense.


Jedi

JediEpisódio 2 é, de longe, o pior da saga. Entendo que devesse existir o relacionamento entre Padmé e Anakin, mas o casal não tem química (muito em parte do ator que interpretou Anakin, Hayden Christensen, que mostrou-se um fiasco).

A ideia de George Lucas em economizar em efeitos práticos também não foi uma decisão acertada, pois vemos hoje como a falta de clones reais (todos os clones foram criados digitalmente) data a computação gráfica de forma cruel. E toda aquele jogo político, um lado muito bacana do Episódio I, é deixado de lado para cenas infelizes. Alguma coisa salva o filme? Sim, as cenas em Kamino.


Paulo Henrique

PHÉ o filme que menos gosto, mas não porque ele é ruim. Não acho nenhum dos seis filmes ruim, longe disso. Mas o filme tem muitos problemas, mais que os outros dois da trilogia juntos. Mas antes de dizer o que não gosto, vou dizer o que eu curto muito.

A perseguição em Coruscant é uma coisa linda e impressionante. Todo aquele mistério criado sobre o tal Mandaloriano, que leva Obi-Wan a Kamino. Putz, é incrível. Mas aí vem um problema do filme: as cenas em Naboo. Chatas demais. Quebra o ritmo do filme, que se divide em cenas bem bacanas e em cenas arrastadas. Mas isso é apenas um problema do fim do primeiro ato/começo do segundo, já que quando Anakin e Padmé vão a Tatooine, o filem recomeça a ficar num ótimo ritmo.

Aí, pra fechar com chave de ouro, vem a batalha de Geonosis, que é incrível pra caraca! Aquela pegada da batalha, com poeira jogando pra tudo que é lado, é sensacional. Além, é claro, do resgate dos Jedi. Ver 200 deles juntos foi inesquecível.


Sérgio “Quinlan Vos” Lopes

SérgioO Ataque dos Clones serviu pra redimir um pouco da decepção com Episódio I, e tirando as cenas de comercial de pasta de dente que é o namorico do Anakin com a Padmé, eu acho que ele começa a mostrar verdadeiramente o que é um filme de Star Wars.

Temos Obi-Wan finalmente sendo Obi-Wan, tem clones, temos aquilo que muitos da minha geração só imaginavam o que era, a Guerra dos Clones, e começamos a ver que a queda de Anakin era só uma questão de tempo, ele não tinha controle sobre si mesmo, e isso fazia Palpatine se aproveitar sabendo que ali estava a chave de virada dele. Aqui Star Wars começou a fazer sentido renovo.


Theo Fairbanks

TheoO Ataque dos Clones não é o meu filme favorito da Saga, mas é o mais marcante, principalmente na minha infância. Peguei o filme na locadora com uns 5 anos, quando minha mãe disse que era um novo filme de Star Wars, da infância dela. Chegando em casa assistimos, e foi amor à primeira vista, a batalha de Geonosis me cativou de maneira que nenhum outro filme havia antes.

Depois fui atrás dos outros, mas sempre que podia revia o Ataque dos Clones. Hoje eu concordo que o filme tem alguns problemas de timing em Naboo e Tatooine, mas mesmo assim essas cenas acabam fazendo um papel importantíssimo para a queda de Ani para o lado negro e seu relacionamento com Padmé. Enfim, Kamino, Coruscant, Geonosis, foram excelentes partes do filme. Tatooine e Naboo ganharam mais destaque do que precisavam.


Vebis Júnior

Vebis

Longe de ser um filme ruim, “O ataque dos clones” faz parte do cenário da saga como o filme que mais apresenta personagens da saga que conseguiram imprimir um carisma: Jango Fett (e seu estilo bandoleiro) Count Dooku (em homenagem clara à filmes da Hammer) entre outros personagens e manifestações às escuras de Darth Sidious.

Traz uma carga de tensão contínua do relacionamento Mestre/aprendiz e o contraponto em mais um segmento na vida do aprendiz/ suas paixões. A paixão é tão letal ao juramento que se torna metalinguístico e vem atrapalhar à narrativa do filme que gera espaços no seu ritmo que quase perde o espectador na hora de contar história. Sobram momentos memoráveis na arena de Geonosis desmistificando a fortaleza imagética dos tão poderosos jedis que padecem no chão, sobra homenagem ao mestre de Lucas, Roger Corman que em seu filme “O corvo” de 1963 elaborou o primeiro duelo de magos (aqui com Yoda e Dooku e nos sobram afinal o grande poder de fogo que os clones demonstram.

E você, o que acha do filme?

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.