Episódio I - A Ameaça FantasmaFilmesSociedade Jedi

Sociedade Jedi | O que achamos de ‘A Ameaça Fantasma’?

Estamos com um projeto para este final de ano. Trata-se da nossa própria Jornada a Star Wars: O Despertar da Força. Nela, traremos resenhas dos filmes, curiosidades, fatos de bastidores, artes conceituais, entre outras coisas, como anunciamos semana passada.

O nosso primeiro filme é A Ameaça Fantasma. O filme, lançado em 1999, dividiu os fãs de Star Wars e polemizou ao apresentar as tais das midi-chlorians.

Mas e o que nós pensamos a respeito do filme? Trouxemos aqui neste post as opiniões de nossos membros sobre o filme, com exceção de Ítalo Bandeira e Vebis Júnior, já que os mesmos resenharam o filme.

Maryanna Carvalho

maryÉ o que eu menos gosto em toda a saga. Mas não acho o filme ruim não… eu o adoro! A cena da corrida de pods ficou excelente e quebra um pouco o clima mais sério (em relação à tensão política).

Além disso, gostei bastante do destaque que Naboo teve.

 

 

 


Fer Skywalker

FerVemos dois cavaleiros Jedi em uma grande aventura espacial, quando eles vão cumprir uma missão a qual foram designados. Um rainha pede socorro e esses dois cavaleiros partem para protegê-la, vemos os Jedi em sua era de ouro, e habilidades nunca vista antes por esses guerreiros são mostradas. No meio do filme, um grande ser na força é encontrado e que será o foco da trilogia.

Por fim, temos uma grande duelo de sabre de luz. O filme apresenta bem os personagens, mas exagera muito nas explicações políticas, científicas e possui um humor exagerado.


Jack Allek

Allek

O Episódio I é um espelho do Episódio IV. Um Episódio fechado em si, que poderia perfeitamente ser um filme independente. A jornada, o herói, a derrota das forças do mal e a celebração final. Mas mesmo com todas essas semelhanças ainda são bastante diferentes. Acredito que uma das principais razões de todo esse ódio com o Episódio I seja o universo particular que cada um criou sobre como seria a antiga república e os Jedi em seu auge.

Para mim, nesse quesito o filme não nos decepciona. Nos apresenta o Conselho Jedi, personagens carismático e poderosos na Força (Como Qui-Gon e Mace Windu) além de batalhas incríveis com sabres de luz e um dos melhores vilões de toda a saga. Peca um pouco no humor excessivo, mas creio que Lucas tenha apostado nisso para agarrar a fatia infantil que não conhecia a saga, o que diga-se de passagem, conseguiu com mérito.

Outro fator que amo n’A Ameaça Fantasma’ é a questão política e como é abordada. Mesmo sendo um filme “infantilizado”, nos apresenta Palpatine como um político solícito e ambicioso e nos deixa claro que a República já sofre com a corrupção e que encaminha para o fim que já conhecíamos. A questão é… como? Isso dá vontade de assistir ao próximo Episódio, e essa não é a função de um filme? Te prender a atenção e te fazer querer ver mais?


Dark Marlowe

JoãoEu não acho que Star Wars tenha um filme ruim. Acho que você pode separá-los dessa forma: Os melhores e os bons! SW Episódio I é um bom filme mas é extremamente inocente. E não só devido a história. Seu criador apostou em certas nuances que não combinam com o que ele criou e com isso surgiu um grande dilema entre os próprios fãs: Os que não aceitaram isso e os que aceitam, mesmo sabendo que podia e deveria ter sido melhor.

Pontos altos se resumem em mostrar o auge de uma era em que os Jedi estavam no auge da sua forma. E isso é mostrado com desenvoltura impressionante na cena final quando os Jedi reencontram um inimigo “antigo e misterioso”. É um filme muito bonito do ponto de vista cênico de uma forma geral. Efeitos especiais de primeiríssima grandeza e que já eram esperados com um filme sendo lançado em uma época mais afortunada nesse sentido. As atuações de Ian McDiarmid (melhor atuação dele na nova saga é nesse filme!) e Liam Neeson também tornam o filme interessante em momentos delicados quando a história do filme se torna bem discutível.


beatpeixoto

Beat Peixoto

Acho que apesar “dos pesares”, ele não é ruim como as pessoas falam que ele é. Acho que a aparição do Qui-Gon e do Darth Maul são maravilhosas, mas também acho que o Maul foi um personagem muito mal aproveitado no filme. Eu particularmente gosto da corrida de pods e do relacionamento do Anakin com a Shmi (acho bem emocionante, pra ser sincera). Amo ver o Obi-Wan como aprendiz e ver a influência do Qui-Gon na vida dele.

É um filme importante pra saga, mas como o Dark Marlowe disse, é bem inocente por vários lados.


Paulo Henrique

PHFoi o primeiro filme de Star Wars eu assisti. E, igual aos outros cinco, gosto muito. O que me agrada muito no Episódio I é que há um maior detalhe com os cenários, não há muito excesso de efeitos especiais.

Embora muitos digam que o Jar Jar é chato e estraga o filme (sim ele é chato, assim como o C-3PO na trilogia clássica), eu não o acho um personagem desnecessário como muitos também dizem. É só ver que ele é fundamental na história e serve como ponte para unir os dois povos que habitam Naboo.

No geral, acho o filme muito bom. Um dia eu gostaria que a Lucasfilm lançasse uma edição especial do filme, dando uma atualizada nos efeitos para dar uma melhorada no ambiente do filme.


Sérgio “Quinlan Vos” Lopes

Sérgio Cara, Episódio I é polêmico, ele veio com uma expectativa gigantesca, afinal para quem é oriundo da trilogia clássica, era a espera por algo novo que acabava, fui com altas expectativas para o cinema, e saí… decepcionado. O filme pecou em muitos aspectos, mas ainda assim tem o brilho de Star Wars.

Ele não me agradou em vários aspectos, mas me convenceu em apenas um, que fez eu acabar revendo o filme depois, o melhor vilão da Saga depois de Vader, e o mais mal aproveitado está ali, Darth Maul. Sério mesmo, esse filme vale só por ter introduzido Darth Maul em Star Wars. Mas ele tem coisas boas, mas eu precisei rever muito pra descobrir e lembrar…


Theo Fairbanks

TheoO Episódio I é o filme mais injustiçado de Star Wars, é cool falar que o filme é ruim, o que discordo totalmente. O tão criticado Jar Jar é um detalhe para o público infantil no filme tanto quanto Warwick e C-3PO eram na trilogia clássica. Esse filme nos deu coisas maravilhosas como Darth Maul, Qui-Gon Jinn, a corrida de Pods, a intriga no Senado, a Ordem Jedi e uma batalha final com 4 fucking cenas acontecendo ao mesmo tempo (sem a gente se perder entre elas).

Isso sem mencionar que o Episódio I trouxe de volta a nossa saga favorita para o cinema depois de um hiato de 16 anos.

E você, o que acha de A Ameaça Fantasma?