Crônicas do Vos

As edições especiais de Star Wars conseguem melhorar a trilogia original

Vamos lá a mais um Crônica de Vos, meus amigos. E dessa vez resolvi tocar em um assunto também um pouco polêmico. Já falei em uma crônica anterior como a Trilogia Prequela tem suas vantagens, e agora vou falar um pouco de um assunto que divide alguns fãs: A Clássica com as adaptações das edições especiais, ou a Trilogia Clássica como ela foi a cinema? É sério, as edições especiais conseguem sim melhorar a saga, e vou dizer a vocês alguns pontos que eu enxergo.

George Lucas sempre declarou que os filmes nunca estavam terminados, e que era o recurso que ele tinha na época, e desde 1981 ele vem adicionando ou melhorando coisas nos filmes para lançar versões melhores da Trilogia Clássica, a última mexida foram nos Blu-Rays em 2011.

Comparação

Claro que é fácil apontar algumas das coisas erradas que essas mudanças trouxeram, a mais gritante de todas é terem colocado Greedo atirando primeiro, e depois meio que os dois ao mesmo tempo, não “Han shoot First”. Colocar o Hayden Christensen como Anakin no lugar do Sebastian Shaw. Esses dois pra mim ele poderia ter voltado atrás, mas de resto, tem coisas boas nisso.

Um dos personagens mais populares de Star Wars, senão o mais popular, é Darth Vader. Sério, estava na portaria da Jedicon e para cada criança que eu atendi, eu perguntei quem eles queriam ver, e todas diziam Darth Vader. Quer dizer, nem todas, teve uma apenas que disse: Darth Maul. E essa popularidade se deve a inúmeros fatores, e um deles, se estamos falando do áudio original, é a voz de James Earl Jones, que no filme original não é creditada.

E porque ela não é creditada? Existem diversas histórias, mas segundo dizem foi o próprio James Earl Jones que solicitou que seu nome fosse deixado fora dos créditos, alegando que sua performance não tinha sido memorável, e não acrescentava nada de especial, era só mais um efeito especial. Pois é, e não pensou que se tornaria esse sucesso, e sua voz fosse se tornar o próprio Darth Vader. Essa situação só foi remediada na Edição Especial que saiu em 1997, quando ele passou a ser creditado como Darth Vader. A Edição Especial foi importante por isso: ela foi o reconhecimento finalmente da mais famosa performance vocal da história do cinema.

Outro ponto de melhoria é em “Império Contra-Ataca”, quando ele foi lançado, ninguém sequer tinha no radar que Ian McDiarmid daria vida ao Imperador Palpatine, e nem o design do personagem havia sido pensado. Então quando Vader vai se comunicar com seu Mestre para falar do potencial de trazer Luke Skywalker para o Lado Negro da Força, quem a gente vê ali era a mulher do maquiador Rick Baker, Elaine Baker, com a voz de Clive Revill, e com um desenho radicalmente diferente mesmo do Imperador em O Retorno de Jedi… e vamos ser honestos, ficou muito feio.

1450914427695350932

Então, enquanto estava sendo filmado A Vingança dos Sith, pediram para o Ian refilmar a cena, e mesmo que o seu visual ainda seja diferente do visual do Imperador em O Retorno de Jedi, encaixado ali no filme ficou muito melhor que o original e fez bem mais sentido.

Outra coisa que as adições fizeram para dar mais sentido, foi trazer mais de Biggs Darklighter. O melhor amigo de Luke praticamente não aparece na versão original de Uma Nova Esperança. Ele faz uma aparição curta antes da Batalha de Yavin antes de morrer, que era para ser trágico, dois grandes amigos que brevemente se encontram e são separados pela guerra. Mas não funciona, você sequer percebe esse relacionamento entre os dois.  Então, quando eles adicionaram na Edição Especial a cena com a reunião dos dois, tentaram dar a nós o senso de amizade entre os dois, e fez a morte de Biggs fazer um pouco mais de sentido. Mesmo não adicionando a cena deles na juventude em Tatooine, antes de tudo começar, essa já ajudou um pouco.

Agora eu serei massacrado por vocês, mas antes de começarem a jogar pedras, tomates ou o que mais estiver na mão, não estou defendendo a troca de “Lapi Nek”, a música original, pela “Jedi Rocks”. Longe disso, “Lapi Nek” é muito melhor. Mas o que eu estou defendendo aqui foi a cena adicional em que mostra um pouco mais da Oola e a tensão de ter sido jogada no poço, e fica legal porque não mostra o Rancor ainda, mas da uma deixa que ele é bem grande.

Em contraponto, em Império, terem estendido a cena com o Wampa, e mostrado ele mais, e comendo o Tauntaun pra mim tirou parte da tensão da cena. E é isso que é legal na cena da Oola, em vez de ser apenas o grito dela, entendemos um pouco mais da tensão e o porque do grito, mas não perdemos o mistério do Rancor.

A Batalha de Yavin também é outro destaque nas edições especiais, as naves tem mais velocidade, tem um visual melhor, tem mais qualidade. Mas não só a batalha, as adições ao cenário, dando mais vida ao universo de Star Wars.

Vamos ser sinceros, na época George Lucas criou a ILM e esses efeitos, e eles evoluíram muito desde então, e faz todo sentido ele usar esse poder para melhorar um pouco mais o visual e a fluidez das batalhas. E sabe o que é mais legal? Ele evoluiu entre os filmes, tanto que O Império Contra-Ataca e o Retorno de Jedi tem poucas mexidas nas cenas de batalhas, mostrando a qualidade do que eles criaram ali naquela época.

E em criar um universo mais rico, fica ainda melhor. A entrada original em Mos Eisley era bem fraca, em se tratando do maior e mais movimentado espaço porto de Tatooine, e poder anos depois melhorar isso e colocar mais vida e mais movimentação ali, faz a gente ter a sensação de realmente ser um lugar cheio de movimento e cheio de perigos. E não só Tatooine, mas poder ter uma visão melhor da Cidade das Nuvens na chegada da Millennium Falcon.

É interessante neste ponto, no original quando Lando dá o sinal para todo mundo evacuar a cidade, você não vê ninguém. Mas a Edição Especial você vê pessoas tentando fugir, fica mais crível. Assim como as cenas de celebração na Cidade da Nuvens, Tatooine e Coruscant.

E ainda temos várias outras adições e mudanças nas Trilogia Clássica que eu não cito aqui. Mas esqueçam das controvérsias, o que mais vocês acham que melhorou com as mudanças? Vamos lá, conte pra nós nos comentários.