LegendsSéries

De Wicket aos Duloks: Revisitando o desenho animado Star Wars: Ewoks

Conheça os Heróis (bolas de Pelo) e Vilões da clássica série dos anos 80

Star Wars: Ewoks foi uma das primeiras séries de desenhos animados de Star Wars junto com Star Wars: Droids. Produzido por Nelvana, Ewoks foi introduzido quando o frenesi em torno de Star Wars estava começando a desaparecer. Ele correu por duas temporadas e celebra o seu 30º aniversário este ano. Neste artigo vamos apresentar-lhe os heróis e vilões do desenho animado Ewoks.

Star Wars: Ewoks consiste em 35 episódios, mas a maioria dos episódios da segunda temporada tem cerca de 10 minutos de duração somente. Cada temporada teve uma música de abertura diferente e a primeira temporada foi ao ar na hora de aventura dos Ewoks e Droids. As aventuras de Ewoks tem lugar antes de Uma Nova Esperança e os dois filmes de televisão Ewok. Os desenhos animados podem ter se tornado parte do Legends, mas a maioria das histórias sempre tinha que ser tomada com um grande grão de sal.

Heróis

Os heróis da série de desenhos animados eram os mesmos Ewoks que aderiram à batalha contra o Império em O Retorno de Jedi. O principal protagonista foi Wicket Wystri Warrick, um jovem Ewok que sonhava em se tornar um guerreiro. Wicket era filho de Deej e Shodu e tinha dois irmãos mais velhos (Weechee e Widdle) e uma irmãzinha (Winda). Embora muito corajoso, inteligente e inventivo, Wicket muitas vezes parecia cair em um monte de problemas, e com a ajuda de seus amigos conseguiam corrigir os erros que ele (ou outros Ewoks) se metia. Uma dessas aventuras envolveu o uso de uma arma há tempos perdida planejada por seu bisavô, Erpham Warrick. Esta Carroça de Batalha Ewok caiu acidentalmente nas mãos  da tribo de Duloks do Rei Gorneesh, mas Wicket a destruiu para que nunca pudesse prejudicar ninguém novamente. Wicket começou o show vestindo o capuz marrom, mas na segunda temporada, ele obtinha uma verde com seu precioso cinto de honra.

Kneesaa a Jari Kintaka era a filha caçula de Chirpa e amiga mais querida do Wicket. Criada pelo pai como uma princesa Ewok, Kneesaa foi um pouco mais madura do que seus colegas de amigos, servindo como uma única voz da razão e nunca hesitava em tirá-los de problemas. Uma aventura eventualmente reuniu-la com sua irmã mais velha Asha, que desparecera há muitos anos após a sua mãe Ra-Lee ser morta por um hanadak. Wicket se importava profundamente com Kneesaa e acabaria se casando com ela e os tornando líderes da tribo.

Teebo era um amigo próximo de Wicket e compartilhou um monte de suas aventuras. Ele era o filho de Warok e Batcheela e o irmão mais velho de Malani. Enquanto Teebo era desajeitado e irresponsável, por vezes, a sua afinidade para magia permitiu-lhe se tornar o aprendiz de Logray, o xamã Ewok. Sua magia raramente teve o efeito desejado, mas foi capaz de salvar o dia em mais de uma ocasião. Teebo mais tarde se tornaria um guerreiro Ewok também. O personagem se parecia muito diferente do que ele foi retratado em O Retorno de Jedi e pareceu assemelhar-se Paploo.

Latara era filha de Lumat e Zephee e a irmã mais velha do Woklings Nippet e Wiley. Ela era considerada bonita pelos padrões Ewok e sempre vestia na última moda. Além de se preocupar com sua aparência, Latara era uma aprendiz fabricante de capuz que queria ser respeitada por outros Ewoks. Sua teimosia e ganância, por vezes, a trazia problemas, como quando ela decidiu se juntar ao viajante Jindas ou quando ela decepcionou o monarca subaquático, Rei Elbo. Latara muitas vezes – às vezes a contragosto – participava de aventuras com sua amiga Kneesaa e os meninos. Ela sabia que Teebo estava apaixonado por ela, e ela gostava dele apesar de raramente ela demonstrar seus sentimentos, e de ele ser um Lurdo.Ewoks 1

Juntamente com os nossos quatro heróis principais, há outros Ewoks destacados que apareciam regularmente na série. Chirpa era o líderda tribo e pai de Kneesaa. Ele era um chefe de firma que respeitava a coragem de Wicket e seus amigos. Estranhamente, sua pele mudou de cinza ao marrom na segunda temporada.

Logray era o Sábio Ewok Xamã  e Mago. Como um jovem guerreiro, ele tinha sido levado cativo por Morag, uma bruxa má. Ao servir ela, Logray aprendeu seus segredos mágicos e tornou-se um mago poderoso ajudado pela propriedade do Sunstar, um artefato mágico. Logray permitiu Teebo se tornar seu novo aprendiz depois de seu antigo pupilo ter se voltado para o mal. Logray parece completamente diferente da maneira como ele foi retratado em O Retorno de Jedi.

Paploo também é retratado de forma diferente do filme, parecendo muito maior, apesar do fato de que ele é um Ewok mais jovem. Ele foi um dos mais ferozes guerreiros da tribo e teve algumas aventuras na companhia de Wicket durante a primeira temporada.

Malani era irmã wokling de Teebo que tinha uma queda por Wicket. Uma vez ela tentou se tornar uma guerreira Ewok porque ela achava que isso iria gerar interesse do Wicket nela.

Baga era o animal de estimação Bordok de Kneesaa. Ele começou com pele azulada, que eventualmente ficou marrom na segunda temporada. Uma vez Kneesaa preferia a companhia de outra criatura, a bela Silky. No entanto, Silky acabou sendo um Quarf que muda de forma que trabalhava para Jadru, uma feiticeira felina. Depois que eles foram derrotados, Kneesaa sabia que ela estava errada e pediu desculpas a Baga.

Ewoks 2

Vilões

Vários dos perigos que ameaçavam os Ewoks giravam em torno do poder do objeto mágico conhecido como o Sunstar / Shadowstone. Um dos adversários mais perigosos que os Ewoks já enfrentaram foi Morag, a maligna Bruxa Tulgah que residia em Mount Thunderstorm, um vulcão adormecido. Quando ela soube que os Ewoks possuíam o Sunstar / Shadowstone, ela conseguiu roubá-lo da aldeia. Mas Logray, que havia sido levado cativo por Morag como servo, aprendeu suas magias e foi capaz de dividir o artefato em dois – Logray obteve o Sunstar e Morag recebeu o Shadowstone. Morag continuamente tentava destruir os Ewoks e roubar o Sunstar. Puco antes que ela morresse, ela conseguiu combinar o poder das pedras mais uma vez. Este poder corrompeu totalmente Morag e ela se transformou em um monstro de lava que foi derrotado por Logray. No final, o Ewoks recuperando o Sunstar / Shadowstone, embora eles fossem continuar a chamá-lo de Sunstar.

Outro inimigo dos Ewoks foram o Duloks, uma espécie primitiva, supersticiosa, e brutal que viviam nas regiões pantanosas de Endor. Eles eram parentes distantes dos Ewoks cobertos na pele verde ou marrom, suas tribos eram lideradas por um rei. A tribo do Rei Gorneesh e sua esposa, Lady Urgah, tentava regularmente tornar a vida dos Ewoks miserável, quem eles odiavam por poder viver em melhores condições nas florestas de Endor. Vários de seus planos para atormentar os Ewoks foram criados por acidente ou surgiram quando eles formaram uma aliança com os seres mais poderosos, como Morag. Outros membros proeminentes desta tribo Dulok são Murgoob (um oráculo antigo) e Umwak, xamã da tribo.

Ewok 3

O Mestre dos Totens era um ladrão mal que escravizava os seres usando um anel mágico. Um totem vivo encantado chegaria na vila de suas vítimas para permitir que seus escravos executassem o assalto. Após o Mestre dos Totens roubar brilhante a Tree Village, Latara e Teebo se tornaram vítimas de seus encantos, mas Wicket e Kneesaa foram capazes de quebrar suas magias. Um feixe de anel do Mestre dos Totens acabou por ser refletida por Wicket, tornando o vilão em um totem e quebrando seu anel em muitos pedaços.

Ewoks 4

O Raich era um ser voraz que foi derrotado pelos Ewoks. Wicket acidentalmente o acordou, e o ser levou todas as criaturas da floresta cativas para satisfazer o seu apetite. Um chapéu mágico teve que ser refeito e colocado sobre a cabeça do monstro, a fim de transformá-lo em uma árvore. Embora Wicket despertasse o Raich, ele e seus amigos fizeram questão de desfazer o mal que havia causado.

Os Phlogs eram humanoides gigantes cujos antepassados eram escravos que provavelmente caíram sobre Endor em uma nave estelar. Devido ao seu tamanho, eles eram um perigo para quase todos os residentes no planeta, mas Logray disse que os Phlogs eram geralmente calmos e tranquilos caso não fossem incomodados. No entanto, quando Morag e os Duloks raptaram uma criança Phlogs chamada Nahkee, seus pais se irritaram muito e atacaram a aldeia Ewok, já que Morag fez com parecesse que os Ewoks eram os responsáveis. Wicket e seus amigos finalmente resgataram Nahkee e os Duloks foram descobertos como os verdadeiros sequestradores.

Ewoks 5

Estes são apenas alguns dos heróis e vilões de Star Wars: Ewoks. Alguns são estranho, assustadores, desajeitados, ou até mesmo engraçados. O programa oferece uma visão mais clara sobre a vida diária em Endor, que poderia ser muito perigosa.

Fonte: Star wars

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.