ArtigosColecionismoCrônicas do VosNotícias

A difícil “arte” do Desapego

Livros, quadrinho, filmes, action figures — e tudo mais que a gente puder juntar sempre acumulam. E por mais que a gente queira tudo, e que junte tudo, por incrível que parece, se livrar de algumas coisas é tão bom quanto comprar. E recentemente passei por isso, uma revisão e limpeza completa da minha coleção, e descobri alguns prazeres nisso. Esse é o tema deste segundo artigo que estou escrevendo por aqui, que já está recebendo o carinhoso apelido de “As Crônicas de Quinlan Vos”.

A diversão de se livrar dos detritos…

Eu até acredito que existam pessoas, que quando estão mexendo com suas coisas e acham um objeto que não precisam, eles descartam o item, mas eu nunca conheci alguém assim, mas deve existir. A maioria de nós sequer pensa em mexer ou lidar com nossas coleções até se tornar um problema de logistica. E a maioria de nós evita lidar com isso enquanto nossas coleções não se tornam um problema de logística. Pra achar um livro, você tem que olhar por uma primeira camada de livros para alcançar a segunda. Sua coleção de CD’s ou DVD’s parece uma torre de Jenga. Ou mesmo quando você lembra que tem que tirar o pó da Memorabilia. Ou como no meu caso, em que o local onde minha coleção iria ser reformado, então eu tinha que remover os itens, e no novo layout após a reforma não haveria espaço pra tudo, então é aquela hora que eu tenho que decidir o que vou fazer com tudo que tinha.

IMG_0797

Tirar um dia para sentar e reavaliar tudo é muito gostoso. No inicio da reforma, coloquei tudo dentro de uma mala, e depois comecei a avaliar tudo aquilo, para decidir o que iria ficar, o que eu iria passar pra frente, e para minha surpresa, você tem um sentimento muito bom de rever as porcarias que foi juntando com o tempo, tentando entender porque eu adquiri aquele item, se ele fazia ainda algum sentido pra mim. E o bacana também, é que se você decide continuar colecionando, se livrar daqueles que não se encaixam naquilo que você quer montar te da mais espaço pra juntar mais tralha.

Se analisarmos de uma outra ótica, se livrar de algumas coisas é também adquirir coisas novas – um novo lugar e espaço diferente que você precisará ocupar.

Redescobrir novos prazeres…

Admitam, colecionadores não precisam das coisas que colecionam. Nem usamos as coisas. No gastamos um momento caçando o item, e depois que conseguimos o item, nós tendemos a não querer mais. Eles vão para a caixa ou para a estante, e nós não paramos realmente para ficar admirando. Talvez de tempos em tempos nós pensamos se devemos reler, ou rever, ou mesmo parar para admirar a peça que está na estante ou caixa. Mas não fazemos, nunca temos tempo.

IMG_0800

Precisamos parar um tempo e revisitar tudo. E cada sessão desta analise é a oportunidade de retornar a sua coleção, coisa que nunca temos tempo. E é por isso que gastar um dia inteiro com isso é o melhor. Não é só a oportunidade de ter o tempo que precisa para fuçar em todas as porcarias, também te da o tempo e o foco para curtir as coisas que você nunca curtiu direito.

E as vezes essa descoberta é literal. Quem já não gastou um tempo fuçando sua coleção novamente, e acabou achando algum item que não se lembrava mais, ou que achava que estava perdido? É como receber um prêmio por um trabalho bem feito.

 A Habilidade de recomeçar novamente.

Nós nem sempre tomamos a melhor decisão quando colecionamos, e não estou dizendo que colecionar é ruim, apenas quero dizer que colecionar coisas demais é ruim. E este é justamente o principal problema, com o tempo começamos a ter idéias ruins, caímos em algumas fraquezas, e até mesmo mudamos de gosto. É como a musica dos Titãs, Cegos do Castelo: “Eu não enxergo mais o Inferno que me atraiu, dos Cegos do Castelo me despeço e vou…”. Bem por este caminho, passamos a ter novas idéias.

 IMG_0798

E é justamente essa a melhor parte de se desapegar da coleção, é poder começar a colecionar novamente. E isso é uma questão prática. Quem nunca deixou de comprar algo por não ter aonde colocar, ou por não se encaixar na sua coleção. Então essa é chance de mudar o tema de coleção e de recomeçar o hábito.

E esse é o real valor neste esquema, é que ao avaliar sua tralha, pode ser a chance de você parar de comprar mais tralha. Mais de uma vez, eu deixei de comprar séries de quadrinhos, por exemplo, porque na verdade eu estava apenas interessado em histórias especificas, ou até mesmo itens, não quero a coleção toda, apenas um ou outro item. E assim eu também evito de gastar esforço, tempo e dinheiro, com algo que não vou curtir com o devido valor. E claro, assim que começar a colecionar novamente, iremos cometer erros.

Mas ai vem o prazer de praticar o desapego novamente, e recomeçar outra vez.