Valorum News

Valorum News: A Saga dos Capacetes.

padrão3

Entre os anos de 2008 e 2011, George Lucas e Andrew Ainsworth – artista plástico britânico, travaram uma batalha judicial por conta dos direitos de comercialização dos maravilhosos e ameaçadores capacetes das tropas imperiais de Darth Vader, os Stormtroopers.

Em 1977, quando titio Lucas começou a produzir Star Wars, ele recrutou para a criação de arte Ralph McQuarrie, que foi quem idealizou as formas do capacete. Porem, Ralph contou com a ajuda de Andrew Ainsworth para a fabricação das peças.

Andrew por sua vez, vendeu os 50 primeiros acessórios por 35 libras cada um.

Em 2004, Andrew se deu conta do valor econômico que os capacetes haviam alcançado, e por meio de seu Studio “Shepperton Design Studios”, começou a produzir e comercializar as réplicas do exército imperial, já que os fãs estavam dispostos a pagar até 2 mil dólares por peça.

Óbvio que o fato não agradou George Lucas, que em 2006 conseguiu através de um juiz californiano uma condenação por violação de direitos autorais, no valor de 20 milhões de dólares.

Isto porque George Lucas abriu processo nos EUA, onde as réplicas são vistas como obras de arte perante a lei.

Por outro lado, Andrew e seus advogados defendem em Londres que o direito de autor terminaram, uma vez que as réplicas são produtos industriais e não obras de arte.

Em 2008 e 2009 dois julgamentos definiram que os capacetes se tratavam de instrumentos do filme, e não obras de arte. Assim, protegidos por uma lei bem mais curta, a qual já expirada, e tornando legal o trabalho de Andrew.

Chegando a ação na Suprema Corte Britânica, Andrew conquistou o direito de produzir e comercializar as réplicas dos capacetes, sendo impedido apenas de vendê-las nos EUA, pois os juízes o condenaram ao pagamento de até 30 mil dólares, por ter violado os direitos de George Lucas nos EUA.

Vitorioso, Andrew disse em nota: “Tenho orgulho de relatar que, no Judiciário Inglês, Davi pode vencer Golias se a causa for justa!” E completou: “Se existe uma força, ela esteve comigo nos últimos cinco anos.”

Já a produtora Lucasfilm declarou que seguiria defendendo seus direitos, e lembrou que objetos de cena são protegidos pela lei “em praticamente todos os outros países”.

Para quem possui alguma réplica de capacete, ou até mesmo a armadura completa de Stormtrooper, agora já sabe que a batalha para esta conquista foi longa!

E a perguntinha que agora fica no ar e nos enche de expectativa é se a Disney vai dar aos seus novos troopers o tratamento de obra de arte ou não.

Texto de Bruna Dreher

Vebis Jr

Professor/produtor/pesquisador/podcaster em Cinema. Velho anarco punk rocker! https://twitter.com/Vebisjunior