CuriosidadesValorum News

Valorum News: A compra da Lucasfilm e suas consequências.

George

Já não é nenhuma novidade que a empresa Walt Disney Company comprou no ano de 2012 a produtora Lucasfilm Ltda. E em sequência, anunciou a continuação da saga para este ano de 2015.

Na época do negócio, o produtor, diretor e realizador de “Star Wars” titio George Lucas afirmou em sua declaração que “chegou a hora de passar ‘A Guerra nas Estrelas’ a uma nova geração de realizadores”, e que sempre acreditou que a saga poderia viver sem ele. Ademais, concluiu que seria o consultor criativo para os novos filmes da saga. (Vale lembrar que puxamos sardinha, pro universo Star Wars, porém, no pacote incluía a franquia do nosso querido Indiana Jones também).

Só que, em maio desse ano, novamente nos deparamos com um melancólico desabafo de Lucas que deixou muitos fãs aflitos: as suas idéias como consultor para os caminhos da nova trilogia foram ignoradas pela Disney.

Aí surgem as perguntas:

Mas e os direitos do Autor? E os direitos à moral do autor? E como fica a continuação da saga sem a intervenção do consagrado criador?

Apesar deste fato nos soar quase que absurdo, devemos nos ater ao fato de que o negócio jurídico realizado atende ao sistema de Copyrigth Act americano, o qual permite que o direito sobre a obra pode ser transferido no todo, incluindo a realização de trabalhos derivados baseados na obra protegida.

Bem diferente do que estamos acostumados no direito brasileiro, que permite ao autor o direito de assegurar a integridade da obra e de modificá-la.

Desta forma, o universo de Star Wars que conhecemos, pode sim dar uma guinada rumo ao desconhecido, trabalhando novas formas de entender o universo de uma maneira diferente da que estamos acostumados.

Agora cabe a nós esperarmos o novo filme e seus derivados, para seu adequado julgamento.

Texto de Bruna Dreher

Vebis Jr

Professor/produtor/pesquisador/podcaster em Cinema. Velho anarco punk rocker! https://twitter.com/Vebisjunior