CuriosidadesRebelsSéries

Significado dos nomes de Star Wars: Rebels

Ezra Bridger, Kanan Jarrus, Hera Syndulla, Sabine Wren… vocês já tinham parado pra pensar o significado de cada nome dos personagens principais de Star Wars Rebels?

Seja de inspiração bíblica ou histórica, estes nomes possuem um significado único para cada um. Durante a Celebration, os produtores Dave Filoni e Simon Kinberg esclareceram esta questão.

Sobre esse assunto de onde surgiu os nomes dos personagens, Simon foi o primeiro a responder:

Uma das coisas que já tínhamos em mente era o senso bíblico para a nomeação e também um tipo de seriedade no significado dos filmes originais.. Nós sabíamos que havia um elemento dos filmes originais ao qual estávamos tentando conectar.

Dave Filoni continuou:

Eu gostaria de salientar que quando eu entro na sala com os roteiristas, os nomes em Star Wars possuem um propósito, mas quando você entra no Universo Expandido eles se tornam cada vez mais estranhos e contém uma série de x,y’s e z’s e hífens e está tudo bem, mas quando você está numa mídia como a nossa, você conhece Han Solo, o cara é praticamente sozinho – e isso é um exemplo da genialidade de George, ele disfarçava essas coisas e eu não pensava nisso quando era uma criança.

Nomes possuem um propósito, se você sabe o significado foclórico do nome de alguém então você possui um poder sobre essa pessoa, porque sabendo o nome dela você sabertá quem esta pessoa é. Para criar um nome estranho, você apenas sabe que ele irá soar bem para um nome do espaço, isso não é o que Star Wars realmente faz. Eu penso que tendo nomes como Hera, um nome muito significativo para o tipo de personagem que ela é; Chopper é um pequeno persoangem destrutivo que causa problemas e agita as coisas – é óbvio, mas quando os personagens funcionam e você gosta dos persoangens isso não importa e você apenas os aceita. Ezra foi definitivamente uma conexão ao fato de que eu gostei do nome Luke e era realmente um nome de criança. Nós [Simon e eu] conhecíamos uma criança chamada Ezra em nossas vidas, e eu pensei: “esse soa como um nome de Star Wars para mim”. Havia uma leve intenção no nome Bridger, uma vez que o personagem é uma ponte entre a trilogia prequela e a trilogia original.

Também durante a entrevista, Freddie Prinze Jr. perguntou de onde surgiu o nome de Choppe, “Foi do velho ou do novo testamento?” Então é possível que nem todos os nomes tenham vindo da bíblia. Pablo Hidalgo, do Grupo de História da Lucasfilm, confirmou o que Dave e Simon disseram, mas também disse que o nome de Kanan, embora soe bíblico, na verdade veio do nome de uma rua de Malibu chamada Rua Kanan Dume! E vale notar, também, que o verdadeiro de Kanan é Caleb Dume. 

Veja o significado dos nomes abaixo:

Ezra Bridger 

Ezra

Ezra significa “ajuda” ou “ajudante”. O Ezra da bíblia foi um sacerdote que formou uma reunião de escribas, profetas e sábios para formalizar a lei religiosa. Será que isso indica como Ezra irá crescer na Segunda Temporada e mais para frente?

Hera Syndulla

Hera

Hera era a antiga deusa grega cujo nome significa “protetora”. A esposa e irmã de Zeus, ela era a deusa das mulheres, do nascimento e do casamento. Isso combina muito com a personagem, uma vez que ela é uma mãe para o grupo e sempre o protege.

Sabine Wren

Sabine

A história a mulher Sabine é uma lenda que vem da Roma Antiga. A cidade era predominantemente habitada por homens, e o que eles faziam? Eles foram à uma tribo local, os Sabeus, e raptaram suas mulheres. Quandos os Sabeus mais tarde tentaram recuperar suas mulheres, elas decidiram que estavam felizes em Roma. A história foi usada no musical Sete Noivas para Sete Irmãos, que foi baseado no conto “Rapto das Sabinas”, de Stephen Vincent Benét.

Kanan Jarrus 

Kann

Em várias culturas, Kanan significa selva ou floresta, amigo ou guia. Também pode ser uma referência à terra bíblica de Canaã. Em árabe, Kanan significa comerciante. Então embora seu nome tenha vindo de uma rua em Malibu, combina perfeitamente com seu personagem.

Artigo de autoria de James Burns, do JediNews e do site StarWars.com, e traduzido por Paulo Henrique, da Sociedade Jedi. 

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.