CuriosidadesFilmesSaga

Star Wars é exibido pela primeira vez na China.

Star Wars foi exibido hoje na China, após 38 anos de seu lançamento, que ocorreu em 1977. Alguns chineses elogiaram os efeitos especiais da Ópera Espacial de George Lucas, mas alguns criticaram os protagonistas não tão “atrativos”. Star Wars, de 1977, O Império Contra-Ataca(1980) e Retorno de Jedi (1983), foram exibidos em um festival de filmes internacionais de Shangai, no último dia 16. As reações foram mistas, com os representantes locais da Disney citando “muito burburinho e animação”, dos cinéfilos da nação mais populosa do mundo, mas alguns telespectadores reclamando que o filme original não era, de fato, muito bom.

“Os efeitos visuais são impressionantes para 1977”, escreveu o crítico Xiaosi Buxiang do website chinês Douban. “Mas o design dos personagens é fraco, a atriz principal não é bonita, o ator principal não é bonitão e as sequências de ação parecem lutas de criança.”

Em geral, o filme teve uma nota de 8.3 de 10 dos telespectadores, e 35.000 comentários a respeito do filme. Outro usuário, postando como T-maxdo, sugeriu que o filme fosse visto em uma “perspectiva comparativa”, escrevendo: “Em 1977, os Estados Unidos já tinham uma impressionante criatividade imaginativa e efeitos especiais, enquanto China tinha acabado de sair de um período de revolução cultural e seu povo tinha acabado de sair de uma era escura.”

Filmes de Hollywood foram raramente exibidos no país na década de 1970, quando a os principais filmes produzidos pela China foram sancionados para exibição pública. O número de telonas que exibiam os filmes era pequeno – em 2002, China tinha apenas 1,300 cinemas. Hoje tem 10 vezes esse número, e a China está em uma projeção para ultrapassar os Estados Unidos como a maior bilheteria antes de 2020. Esta transformação veio através de um grande programa de construção de cinemas e a introdução de uma cota de filmes estrangeiros a serem exibidos. Em 2013, foi aumentado de 20 para 34.

Na exibição de Star Wars em 16 de Junho no cinema central de Shangai, o famoso tema de John Williams foi tocado e tinha fãs se vestindo de C-3PO e de Stormtrooper. Muitos já tinham assistido ao filme por meios de downloads ilegais, enquanto outros eram mais familiares com a trilogia prequela, mas estavam todos ansiosos para ver o filme vais velho nas telonas. “Esta vai ser a primeira exibição no cinema da trilogia original em toda a história da China”, Kerwin Lo, da Dinsey, disse antes das exibições. “A animação e o burburinho gerado será ótimo para a franquia de Star Wars e o vindouro Star Wars: O Despertar da Força.”

Não ficou claro se o festival exibiu o original, com menos CGI, ou a muito criticada Edição Especial. E também não é sabido se Han Solo atirou antes ou o Greedo.

Fonte: The Guardian

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.